A Energia Solar é a Revolução na Agricultura

  |    |  4 minutos de leitura

Comentarista aposta que energia fotovoltaica fará uma revolução na irrigação agrícola brasileira.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que Santa Catarina ocupa atualmente a 7ª posição em ranking estadual que avalia a produção de energia solar por estado do país. O Estado conta com 146,7 MW de potência instalada, representando 4,3% da produção nacional de energia gerada a partir do sol. 

Os dados atualizados em setembro mostram Minas Gerais em primeiro lugar, seguido do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás em sexto.

Esses números devem dar um salto na próxima década no Brasil, beneficiando diversos setores, principalmente o agrícola.

O cenário da Energia Solar na Agricultura é promissor

Segundo o comentarista Benedito Rosa, a energia fotovoltaica fará uma revolução na irrigação agrícola brasileira!

A energia fotovoltaica tem benefícios em vários setores, como o econômico, estratégico e agrícola. “Trata-se de uma alternativa que vários países já estão adiantados no processo e nós do Brasil estamos no início, mas o avanço tem sido muito rápido”, afirma.

Segundo o comentarista, os únicos contra esse tipo de energia são aqueles que veem ela como uma concorrente. “Há interesses contrários que não querem uma fonte de energia independente, querem aquela que é estadual, e veem o crescimento dessa fonte de energia como concorrente. Eu entendo que só por isso se justifica excitações em relação a incentivos fiscais  para investimentos inicial para um crescimento rápido da energia fotovoltaica”, comenta.

A TAB conta com diversos projetos de energia solar na Agricultura

Um dos cases de sucesso que mais nos chama a atenção é o do Sr. Valfrido Vargas e sua esposa, que possuem uma propriedade rural na região de Pirabeiraba em Joinville, onde a principal atividade é a piscicultura. O sistema de produção utilizado é intensivo e a qualidade da água é muito importante!

A Energia Solar é a Revolução na Agricultura

Na piscicultura de produção intensiva, um dos maiores custos, além da alimentação dos peixes, é com a energia elétrica utilizada para abastecimento do sistema de aeradores. Ele possui 3 tanques de peixes onde dois deles são utilizados para a engorda e terminação, para esses dois tanques são utilizados três aeradores.

O sistema fotovoltaico foi adquirido pelo Sr. Valfrido através do financiamento do PRONAF, e hoje o sistema mantém duas residências na propriedade, além de manter os aeradores ligados, praticamente, em todo o período da noite (22h – 08h)  durante o ano todo.

O sistema foi ligado em dezembro de 2019, a geração e a economia até o momento foi de, cerca de, 6400 kWh e R$3000,00, baseado no valor da tarifa de produtor rural.

Uma das maiores vantagens observadas foi que com o sistema fotovoltaico houve a possibilidade de manter os aeradores ligados por mais tempo, resultando na homogeneidade e aumento do peso dos peixes.

Ficou interessado? Faça um estudo de viabilidade com a TAB!

A TAB é a empresa de energia solar mais bem avaliada do estado de Santa Catarina. Uma empresa preparada que conta com engenheiros especialistas em energia para cuidar do seu projeto.

Para receber a consultoria gratuita de um engenheiro e o estudo de viabilidade, basta enviar a sua fatura de energia ou solicitar um contato através do e-mail rubia@tabenergia.com .br.

É muito simples e rápido. Nós cuidamos de tudo para você!

Fonte: 

  1. SANTA CATARINA ESTÁ ENTRE OS ESTADOS DO BRASIL QUE MAIS PRODUZEM ENERGIA SOLAR. Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Disponível em: <http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/santa-catarina-esta-entre-os-estados-do-brasil-que-mais-produzem-energia-solar>
  2. ‘IRRIGAÇÃO COM ENERGIA SOLAR VAI REVOLUCIONAR A AGRICULTURA’.  Canal Rural. Disponível em <https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/rural-noticias/irrigacao-com-energia-solar-vai-revolucionar-a-agricultura/>. Acesso em Outubro, 2020.

 

Compartilhe!

plugins premium WordPress