Barco Solar Joinvilense vai participar de Desafio Nacional em Setembro

  |    |  3 minutos de leitura

Entre os dias 10 a 16 de setembro de 2018, a equipe Hurakan irá participar do Desafio Solar Brasil, em Búzios, e desde já vem se preparando novamente para mais uma jornada, na qual irá competir com equipes de universidades do país inteiro.
A Equipe Hurakan iniciou seu projeto no ano de 2010, mas somente no ano seguinte, 2011, realizou sua primeira participação em uma competição à nível nacional. Desde então, a equipe vem conquistando ótimos resultados, estando entre os três primeiros colocados diversas vezes, além de já ter alcançado o Bicampeonato Brasileiros por dois anos consecutivos (2016 e 2017).

O Barco Solar é um Projeto de Ensino, desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CCT) em Joinville. O mesmo é composto por graduandos da Engenharia Elétrica e Mecânica, de diversas fases, assim proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e novas ideias, além da troca de experiências, refletindo na melhora e avanço do desempenho do barco a cada ano.

O barco:

Possui dimensões de 6m de comprimento e 2.5m de largura e seu peso final é de aproximadamente 300kg. O mesmo possui dois cascos compostos por laminação de fibra de vidro, ligação de compósitos, 4 painéis fotovoltaicos para captação de energia e um motor que funciona de acordo com a potência desejada, já que é um motor DC (Direct Current), sendo alimentado por uma tensão de 24V.

barco solar
Barco solar da equipe Hurakan

Sobre a competição:

O Desafio Solar Brasil é o campeonato brasileiro de barcos movidos a energia solar, onde equipes vindas de diversos estados do país se reúnem para participar de diversas provas que envolvem estratégia e capacidade do projeto.

As provas que mais se destacam na competição são:

  • Slalom (várias boias alinhadas por onde as equipes precisam passar alternando entre bombordo e estibordo [direita e esquerda] de boia para boia;
  • Sprint (prova de curta distância para medir a aceleração e velocidade máxima dos barcos);
  • Prova de longa duração (prova com mais de 2h de duração onde pode-se medir a eficiência energética dos projetos).

Como são provas distintas e a única forma de recarregar as baterias é através da energia solar, a estratégia da equipe para melhorar a eficiência e garantir o máximo de carga para a próxima prova influenciam muito.

O objetivo do campeonato é promover o desenvolvimento da tecnologia e dos graduandos que participam da competição, dando ênfase nas fontes de energias renováveis e na popularização da cultura marítima. Isso tudo promovendo a interação entre estudantes de diversas universidades e pesquisadores da área. Acompanhe o desempenho da equipe através do perfil no Instagram @equipehurakan.

Compartilhe!

plugins premium WordPress