Barco Solar: Um Novo Jeito de Investir em Energia

  |    |  3 minutos de leitura

Hoje, as energias renováveis têm ganhado cada vez mais espaço no mercado devido a sua eficiência e baixo custo, em especial a fotovoltaica (energia solar). A geração de energia solar tem avançado de forma significativa no cenário energético, tanto em termos de processos de fabricação (que baratearam o uso da tecnologia) quanto a melhoria dos sistemas já existentes.

Esse avanço incentivou a criação de protótipos, com o intuito de difundir, pesquisar e desenvolver novos meios de utilização da energia solar. Sua versatilidade possibilita o uso nas mais diversas áreas. Já existem aplicações dessa tecnologia em nosso cotidiano, como por exemplo, postes de iluminação pública, com pequenas placas fotovoltaicas e lâmpadas mais eficientes, que conseguem diminuir o consumo de energia elétrica em vias públicas.

Outra situação que faz uso deste sistema fica dentro do campus da UDESC (Joinville – SC), onde existe uma estação de recarga de celular que faz uso somente desta fonte energética para seu funcionamento. Ainda dentro da universidade existe a equipe de competição parceira da TAB Energia, a Equipe Hurakan, bicampeã do Desafio Solar Brasil, o campeonato brasileiro de barcos movidos a energia solar, na categoria catamarã.

O barco da Equipe Hurakan, que através da aplicação de conhecimentos na área de energia solar, navega com zero emissões de poluentes. O protótipo em questão é uma embarcação de competição, com 6m de comprimento e 2,5m de largura e mais de 300kg, tem seu funcionamento dado pela seguinte forma:

Quatro placas fotovoltaicas, com uma potência de 260W cada, geram corrente elétrica.

COMO FUNCIONA:

Em sequência, a corrente passa por dois conversores: pelo conversor MPPT (Maximum Power Point Tracking sigla em inglês para Rastreamento de Ponto de Potência Máxima), que aumenta a eficiência na conversão de energia, e por um conversor abaixador, que adapta a energia fotovoltaica ao motor.

Após passar por todas essas etapas, o motor entra em ação, tirando o barco do repouso ao transmitir torque ao hélice do barco através da transmissão, acoplada ao mesmo. Ao analisar a tendência mundial de substituição de combustíveis fosseis por energias renováveis, é indiscutível a importância de desenvolver e incentivar as pesquisas na área. Como consequência, essa tecnologia desenvolvida no meio acadêmico pode evoluir para aplicações comercias, visto que, a universidade também é um centro de desenvolvimento tecnológico.

Conhecendo a demanda e pesquisa existente nesse nicho de mercado, ao apoiar a equipe, a TAB incentiva o desenvolvimento de pesquisas no setor de energias renováveis, eficiência energética e ajuda a difundir a tecnologia. Para maiores informações, siga as páginas da TAB Energia e da Equipe Hurakan nas redes sociais.

Compartilhe!

plugins premium WordPress