Curitiba irá Instalar Painéis Solares em Terminais de Ônibus

  |    |  3 minutos de leitura

Curitiba irá instalar painéis solares em terminais de ônibus e aterros sanitários

Todos sabemos que Curitiba é uma cidade modelo no Brasil não é mesmo? Exemplo de arquitetura, urbanismo e locomoção, a capital paranaense se destaca pela coragem de investir no futuro!

Como iniciaram os trâmites

Após uma visita técnica do diretor de Projetos da Cities Finance Facility, o prefeito Rafael Greca se demonstrou favorável a instalação de painéis solares em terminais de ônibus.

Curitiba entre as 40 cidades sustentáveis do mundo!

A pauta da visita técnica foi principalmente o Curitiba Mais Energia. Programa de uso de energia limpa e sustentável na cidade. Os trabalhos são de responsabilidade do apoio que Curitiba recebe da C40 – uma rede de grandes cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas – e da GIZ, agência do governo alemão, que quer viabilizar instalação de painéis fotovoltaicos nos terminais de ônibus e no aterro sanitário do Caximba.

Tem tudo para dar certo!

Após disputas com outras 120 cidades, Curitiba recebeu US$ 1 milhão de recursos para a estruturação dos painéis.

“Quero mostrar ao Brasil e ao mundo que é possível, sim, viver do sol e que Curitiba tem uma condição peculiar para isso”, disse Greca.

Em dois dias, a equipe da GIZ, formada também pelo assessor técnico para o projeto curitibano, João Fávaro de Oliveira, que atua com as equipes do município, foi conferir as condições técnicas dos terminais de ônibus.

Para o diretor de projetos da agência alemã, há a possibilidade de seguir em frente com os planos de Curitiba.

“É ambiciosa, mas totalmente possível a ideia da instalação dos painéis nos terminais”, avaliou Gunther Wehenpohl.

Até o momento, o projeto consta com a implantação de usinas fotovoltaicas no bairro Caximba, na Rodoviária e nos Terminais Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

São esperados o total de 980.000 kWh/ano de geração de energia. Ou seja, 8 MW. O que equivale ao consumo de cerca de 65.000 famílias.

Programa Curitiba Mais Energia

O programa também abrange a usina de geração fotovoltaica do Palácio 29 de Março, que já está em operação desde o dia 5 de junho. E que foi financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Central geradora Hidrelétrica no Parque Barigui também faz parte do programa. Com Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), e uma usina movida com a biomassa de resíduos vegetais gerados na cidade a se instalar na área do Aterro Sanitário.

Participam do desenvolvimento do projeto o Ippuc, a Urbs, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria do Planejamento e Administração e a Procuradoria Geral do Município.

Inspire-se em Curitiba e participe você também!

A TAB Energia anda de mão dada com a preservação do meio ambiente. Por isso, se você procura economia para o seu comércio ou indústria e ainda quer fazer parte no mundo moderno, você deve investir em sistemas de energia solar! Faça agora mesmo uma simulação de quanto seu negócio pode economizar e se surpreenda!

Compartilhe!

plugins premium WordPress