Energia Solar: Você sabe o que são Hot Spots? Saiba como evitá-los

  |    |  3 minutos de leitura

Os chamados hot spots (pontos quentes) são áreas de temperatura elevada que podem afetar de forma significativa a eficiência do painel solar durante a geração de energia. Os pontos quentes raramente são estáveis ​​e geralmente intensificam-se até a falha total do painel em termos de produção e/ou isolação elétrica.

Existem múltiplos fatores que podem gerar os “pontos quentes”, eles podem ser funcionais ou operacionais. No texto abaixo você vai entender os motivos que ocasionam os hot spots e também como evitá-los.

1. Os motivos funcionais podem ser dividido em duas áreas

Incompatibilidade celular

A incompatibilidade celular ocorre quando células com diferentes características estão conectadas em série. Exemplo: diferença na qualidade dos materiais utilizados na fabricação do módulo.

Dano celular

O dano celular pode ocorrer durante o processo de produção: A célula de silício é submetida a diversos procedimentos mecânicos durante o sua fabricação, manipulação e transporte. Estes problemas geralmente aparecem no processo de fabricação do módulo, por isso, a utilização de um fornecedor que atenda os requisitos de qualidade é fundamental para o bom funcionamento do sistema solar.

2. As razões operacionais dos hot spots estão relacionadas ao design e operação da unidade geradora solar, e podem incluir:

Sombreamento parcial

O sombreamento parcial dos painéis podem ter diversas origens, como vegetação, estruturas e prédios próximos.

Esse tipo de sombreamento deve ser evitado ao máximo, visando uma maior durabilidade e produção para o sistema. Quando as células de um módulo são parcialmente sombreadas, o resultado é um aumento da temperatura nas células sombreadas que irá degradar o painel, podendo, em casos extremos, deixar o painel inutilizável. O sombreamento devido a árvores ou vegetação alta deve ser controlado através da realização da poda regular das mesmas.

Conexão de diferentes tipos de módulos em série

Este tipo de problema é semelhante ao da incompatibilidade celular, que ocorre quando células com diferentes características estão conectadas em série. Porém, neste caso, existe a conexão de alguns módulos diferentes (de diferentes marcas ou potência), podendo gerar danos ao sistema todo.

Sujeira

Os painéis podem se encontrar sujos devido à poeira, folhas e outros contaminantes durante sua utilização. A unidade geradora também deve identificar situações que exigem limpeza, cuja frequência é fortemente dependente do clima ao redor da unidade.

Por estas razões, fique atento ao tipo de projeto e aos cuidados necessários para realizar a manutenção de um sistema. Além de garantir mais eficiência na produção de energia, você irá garantir maior vida útil para o seu investimento.

Compartilhe!

plugins premium WordPress