Estudantes da UDESC de Joinville no Desafio Solar Brasil

  |    |  2 minutos de leitura

Estudantes de Joinville competem em Desafio Solar Brasil

No dia 18 de dezembro de 2017 acontece o Desafio Solar Brasil. Com encerramento no dia 22 de dezembro, o evento acontece durante 5 dias e propõe a estudantes de todo o país, o desafio de criar barcos movidos a energia solar.

O Desafio Solar Brasil é “um rali de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.”

A equipe Hurakan, fundada em 2011 por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), embarca no próximo dia 16 para Angra dos Reis (RJ), e neste ano pretender voltar à Joinville com o bicampeonato em mãos.

A equipe contempla estudantes dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica, o intuito dessa fusão é gerar mais engajamento entre os cursos e motivar a troca de conhecimentos de forma multidisciplinar.

Sobre o barco:

Hoje o barco da equipe Hurakan possui 6m de comprimento por 2.5 de largura e pesa cerca de 300kg. O barco possui dois cascos feitos de laminação de fibra de vidro e ligação de compósitos. Todo o funcionamento da embarcação é elétrico, por esta razão, possui quatro painéis fotovoltaicos para a captação de energia solar e motor de 48V.

Fonte: Desafio Solar Brasil

Compartilhe!

plugins premium WordPress