Não sofra com aumento de energia! Junho é Bandeira Amarela

  |    |  2 minutos de leitura

A partir deste mês as contas de energia elétrica devem ficar mais caras em Santa Catarina devido à bandeira amarela. Isso porque maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas nas regiões de produção e transmissão de energia do país.

Com isto há alteração da bandeira tarifária, que saiu da cor verde e agora está na amarela. O preço aumenta até R$ 1,00 para cada 100 quilowatt-hora consumido ao mês. Segundo a Celesc, o custo extra significa uma alta média de 1,5% em uma conta média.

Mas, o que são as Bandeiras Tarifárias?

Criada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma mais clara de apresentar o custo da energia, que sofre influência, sempre, da disponibilidade de chuvas na região das usinas geradoras. Quanto menos água nas represas, menor será a geração nas usinas hidrelétricas e maior será o uso das termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Saiba quais são as Bandeiras Tarifárias e como elas são cobradas.

De junho a outubro do ano passado, a tarifa teve a bandeira vermelha patamar 2, R$5 a mais a cada 100 quilowatt-hora, o valor mais alto da escala. Se as bandeiras repetirem o histórico do último ano – o que é possível porque elas se baseiam na condição climática – a conta de luz pode ter uma elevação ainda mais significativa no próximo mês. O que inspira cuidados desde já.

Como não sofrer com o aumento de energia?

Economizar energia costuma ser o caminho mais comum de compensar os efeitos da alta na bandeira. Mas para indústrias, que precisam continuar sua produtividade, essa receita nem sempre é tão fácil. Uma saída para escapar das oscilações do mercado de energia, é a geração própria, no caso painéis fotovoltaicos.

Com a disparada das tarifas de energia no Brasil desde 2015 e a redução nos custos de equipamentos fotovoltaicos, os investimentos em geração distribuída têm se mostrado cada vez mais viáveis, podendo ser recuperados em um curto período, gerando uma economia de quase 100%.

Nós da TAB energia oferecemos, gratuitamente, estudos de viabilidade para comércios, indústrias e agronegócios. Dessa forma, conseguimos provar que é viável você gerar a sua própria energia. Blinde-se dos ajustes tarifários!

Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, converse com os nossos especialistas!

Texto: Beatriz Mendes

Compartilhe!

plugins premium WordPress