O que é para que serve um Laudo Estrutural?

  |    |  3 minutos de leitura

A demanda pela instalação de painéis fotovoltaicos tem crescido consideravelmente por conta de todos os benefícios que a energia solar proporciona. Entretanto, muitas vezes os telhados não estão preparados para receber a carga adicional desses painéis, uma vez que suas estruturas não foram projetadas ou executadas adequadamente.

Quando nos deparamos com situações em que os telhados com sistema fotovoltaico caem (seja em decorrência de causas naturais, como chuvas e ventanias, ou pelo próprio peso do painel solar), é muito importante questionar: foi realizado o laudo estrutural da edificação antes da instalação do sistema fotovoltaico? 

Continue a leitura para entender melhor a sua importância!

O que é laudo estrutural?

De modo geral, o laudo estrutural é um documento técnico que reúne o processo e o resultado de uma vistoria detalhada da edificação, com o objetivo de conhecer o estado de conservação atual, apontar melhorias, reformas e correções de problemas, além de apontar possíveis caminhos para ampliações e modificações.

Em um projeto de sistema fotovoltaico, o laudo estrutural traz informações importantes atestando a capacidade estrutural de um telhado para suportar a carga dos módulos, dos cabos, das estruturas e, em alguns casos, dos microinversores, de modo a evitar qualquer tipo de dano. 

Elaboração de um laudo estrutural

Para poder elaborar corretamente um laudo estrutural é necessário que um engenheiro visite a edificação, documente com fotos e relatos todas as partes em detalhes, se atentando para enfermidades da estrutura, problemas de conservação, problemas de projeto e problemas causados pelo uso, indevido ou não.

Durante a avaliação da estrutura, deve-se fazer o levantamento das dimensões e localizações dos pilares, das terças, das treliças e tesouras do telhado. É necessário levantar as características do material que foi empregado na fabricação das estruturas (tipo de perfil, espessura, tipo de aço) e o tipo de telha usado na cobertura. 

Importante ressaltar que a elaboração do laudo estrutural não tem impacto significativo no cronograma ou no custo do sistema fotovoltaico. É um serviço que deve ser considerado desde o início da concepção do projeto fotovoltaico.

A TAB energia realiza esse tipo de avaliação?

A aplicação dos painéis solares deve ser feita por uma empresa especializada, mediante rígidos critérios de avaliação e análise técnica, e, principalmente, que esteja ciente da importância da elaboração do laudo estrutural. Para isso, existem alguns cuidados fundamentais que você deve considerar antes de contratar a empresa.

maker malha industrial cliente tab energia

Aqui na TAB energia, sempre prezamos pela qualidade e segurança de nossos serviços, seguindo as regras de instalação, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Se você pensa em investir no sistema de energia solar para a sua empresa, realize o orçamento de um laudo estrutural com a TAB energia e avalie se a edificação está apta para receber os módulos fotovoltaicos.

Compartilhe!

plugins premium WordPress