Painel Solar Joinville: Tenha um PRoje

  |  

Para a realização de um estudo de viabilidade de um projeto com painel solar joinville ou em qualquer outra região, e a execução de alguma obra com qualidade, torna-se extremamente necessário a elaboração de um projeto embasado em conceitos técnicos. Conforme (Kisil R., 2001), elaborar projetos é uma forma de independência em que se aborda a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações,  compartilhando desta maneira a busca da evolução.

A elaboração de um projeto com painel solar em joinville, proporciona ao cliente várias vantagens, antes mesmo deste ser executado, sendo estas destacadas abaixo.

  • Evita surpresas ao longo da execução;
  • Antecipa situações desfavoráveis;
  • Reduz o custo pela real dimensão dos itens que compõem o projeto;
  • Tempo de execução realista, seguindo cronograma consolidado;]
  • Permite a comparação qualificada entre diferentes propostas.

Outro ponto a se destacar é que com projetos bem elaborados do ponto de vista técnico, tende-se a obter um comportamento equivalente quando comparado o projetado com o concretizado.

Dentro do âmbito de sistemas fotovoltaicos não é diferente, sendo de grande destaque a execução de projetos. Inicialmente, os sistemas fotovoltaicos possuem fatores técnicos que necessitam um olhar especial, para evitar problemas tanto de execução quanto de retorno financeiro estimado ao cliente.

Para a realização de projetos são utilizados softwares específicos de acordo com o campo de atuação, sendo que para sistemas fotovoltaicos o de maior destaque no mercado é o PVSOL, da empresa alemã Valentin Software.

Com este software, consegue-se levar em conta a radiação e localização exata em relação ao sistemas de coordenadas em que o sistema fotovoltaico será inserido, sendo estes fatores diferenciados entre cada projeto. Além disso, há a possibilidade de criação da modelagem 3D da residência ou empreendimento do cliente, conforme a Figura 01, possibilitando uma maior semelhança entre o empreendimento consolidado do  cliente e a simulação do software, visto que é necessário saber a área disponível de telhado ou solo para a implementação do sistema fotovoltaico.

Com a modelagem 3D alinhada  às dimensões do local a ser realizado a instalação, simplifica-se a análise da quantidade máxima de módulos que o local pode receber pela sua limitação de área. Além disso, como geralmente ocorre, os telhados não são uniformes, apresentando geometrias diversas, como recortes, platibandas, inclinações diferenciadas e entre outros. Com estas peculiaridades obtém-se alguns desafios que devem ser levados em consideração na hora do projeto. Essas questões influenciaram diretamente a conexão das strings em cada MPPT, visto que para cada string (termo utilizado para “cabos de conexão dos módulos”) em um MPPT (Rastreador de Máximo Ponto de Potência tradução do inglês para a sigla “Maximum Power Point Tracker“) deve-se manter o mesmo número de módulos, para evitar perdas por mismatch (incompatibilidade entre a quantidade de energia gerada entre o conjunto de painéis fotovoltaicos), sendo essencial observar a quantidade de módulos em cada  uma das abas.

Outro ponto de grande importância é em relação às perdas por sombreamento, sejam elas parciais ou totais. Torna-se necessário simular as regiões em volta do empreendimento, como árvores, montanhas e a influência de partes do telhado ou platibandas sobre uma das  abas. Na Figura 02, pode-se observar a análise de sombreamento, sendo que os módulos com alta percentagem de sombreamento devido influência do telhado devem ser retiradas, para não prejudicarem o rendimento global do sistema.

Com a modelagem realizada no PVSOL e com a disponibilidade do teste de sombreamento extraída do software, o processo de análise do sistema de energia solar fica ágil.

Após a análise de sombreamento é realizado a disposição dos painéis solares na estrutura. Com isso, as conexões dos painéis solares por meio das strings no inversor, não ficam comprometidas com o sombreamento. Essa constatação pode ser exemplificada de forma didática na Figura 03, sendo que cada cor indicada na figura representa um string.

Com as análises e conexões dos painéis solares nos inversores, obtém-se a versão final do projeto conforme demonstrado na Figura 04. Esta servirá de base para que um empreendimento de alto desempenho seja concretizado através do layout base projetado.

Além disso, na estimativa da geração de energia do sistema fotovoltaico, considera-se o rendimento total do gerador instalado. Os itens que influenciam o desempenho do sistema fotovoltaico são especificados abaixo.

  • Rendimento dos inversores;

  • Rendimento das placas solares;

  • Sombreamento e outros fatores do layout do empreendimentos;

  • Perdas por cabeamento;

  • Quedas de tensão nos diodos de desvio (diodo = componente eletrônico);

  • Perdas por mismatch.

Além de possibilitar uma segurança de geração de energia pelo sistema de painel solar, o projeto fornece tranquilidade ao cliente, sendo que o sistema fotovoltaico foi corretamente dimensionado e não gera risco de possíveis sobrecarga ou chamuscamentos nos inversores, caso contrário podem acarretar em prejuízos físicos e financeiros, conforme ocorreu em Leigh, no oeste de Manchester no Reino Unido, na qual devido a uma falha de projeto ou execução no sistema fotovoltaico queimou o teto de uma escola primária.

Desta maneira, é de extrema importância a execução de um projeto para sistemas de painel solar joinville ou em qualquer outra região, evitando dificuldades e prejuízos para o cliente tanto na execução quanto no funcionamento ao longo dos anos, tornando o sistema rentável, confiável e seguro.