Quais as diferenças da Energia Solar Fototérmica e Fotovoltaica?

  |  

Saiba as diferenças e contrate a melhor solução 

O Brasil é considerado o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, mas está longe de figurar entre as primeiras posições no ranking de países que mais investem em energia solar.

A energia solar deixou de ser considerada a energia do futuro e se tornou a energia do presente, tendo em vista a crise energética que o Brasil e diversos outros países que não investem em energias alternativas vivem atualmente.

Existem diversas tecnologias que auxiliam na captação da energia solar e nesse artigo vamos explorar as diferenças de duas tecnologias que causam dúvidas em muitas pessoas que estão a procura da sua independência energética.

Energia Solar Fototérmica

A Energia Solar Fototérmica, é um sistema de aquecimento solar que utiliza placas solares do tipo Coletor Solar Térmico, que podem ser chamados também de Placa de Solar de Aquecimento.

Essas placas captam a energia térmica da radiação solar e é transferida para água, ou outros fluidos, em um reservatório térmico previamente instalado na propriedade, que manterá a temperatura até a sua utilização.

A dimensão do reservatório, bem como a área onde serão instalados os coletores solares térmicos, depende diretamente do consumo de água quente mensal, que poderá ser avaliado por um profissional habilitado.

Energia Solar Fotovoltaica

Já a Energia Solar Fotovoltaica, utiliza Módulos Fotovoltaicos para converter a luz do sol em energia elétrica e pode ser utilizado tanto em residências quanto empresas.

Esse tipo de geração de energia, é a que mais cresce no mundo por uma infinidade de características e vantagens, pois substitui os combustíveis fósseis e riquezas naturais para gerar energia limpa e renovável.

Além de contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente, a economia obtida ao optar pela energia fotovoltaica é de até 95% na conta de luz e na maioria dos projetos, a produção de energia excede o consumo, que é transformado em crédito energético, que pode ser abatido em contas posteriores.

Diferenças nas instalações

A instalação das placas fotovoltaicas é mais simples do que as das placas solares de aquecimento, porque basicamente a instalação é elétrica, diferente da térmica que necessita adaptações na parte hidráulica da propriedade.

Se a sua casa não foi projetada para receber a tecnologia da Energia Solar Térmica, é muito provável que você deverá realizar adaptações e isso inclui quebrar paredes, pisos, etc.

É necessário que sejam instaladas tubulações resistentes ao calor, a água aquecida pelas placas, sejam mescladas para a sua utilização.

Além disso, alguns modelos de reservatórios necessitam um sistema de aquecimento auxiliar interno, que necessitará de ligação elétrica.

O sistema de captação de energia solar fotovoltaica é ligado através de um inversor, que será ligado ao quadro de energia da propriedade, que mesclará a energia solar e a pública.

Afinal, qual a melhor opção?

A Energia Solar Fotovoltaica é mais atrativa já que ela abate todo o custo de energia elétrica, inclusive do aquecimento de piscinas, chuveiros e torneiras elétricas, não sendo necessário a instalação da Energia Solar Fototérmica.

Outro ponto importante, é a questão da área disponível no telhado da propriedade, que pode ocupar muito espaço e pode inviabilizar projetos  futuros.

A TAB Energia é considerada pelo Portal Solar, a maior empresa de Energia Solar de Santa Catarina e conta com mais de 10 engenheiros habilitados para realizar o seu projeto.

A nossa consultoria é gratuita e realizamos o estudo de viabilidade do local para obter todo o potencial da energia solar do seu projeto.

Envie a sua fatura de energia ou solicite o contato através do e-mail rubia@tabenergia.com .br.

É muito simples e rápido. Nós cuidamos de tudo para você!