Saiba como Fugir do Aumento da Conta de Luz neste Verão

  |  

Aumento da conta de luz no verão? Saiba como se prevenir!

A partir de dezembro, até o mês de março, a estação mais quente do ano toma conta do nosso país. Devido às temperaturas elevadas, no verão o aumento do consumo de energia elétrica também aumenta. Em decorrência disso, é nessa época que os brasileiros mais sentem o impacto da conta de luz. Ainda mais agora que o horário de verão acabou.

Verão, uma época de grandes gastos.

Aliado ao calor intenso, ainda há o período de férias escolares. Algo que colabora para que o consumo de energia elétrica aumente, uma vez que as pessoas tendem a ficar mais tempo dentro de casa. Aumentando o uso de eletrodomésticos como geladeiras, chuveiros, ventiladores e ar condicionado, por exemplo.

Reajustes na tarifa de energia.

Só em 2017 e 2018, o brasileiros tiveram reajustes de 14% e 17% respectivamente. Um valor que por si, já é basta para incomodar nos orçamentos dos consumidores. Mas ainda há o acréscimo das bandeiras tarifárias, que oscilam de acordo com cada mês.

Como se prevenir dos aumentos.

Algumas mudanças de hábitos no dia a dia podem evitar aquela surpresa desagradável no fim do mês. Fique sempre atento a modelos defasados e inadequados para o tamanho do ambiente tendem a gerar um maior consumo de energia elétrica. Tentar buscar aparelhos eletrônicos que possuem selo de bom rendimento de energia é outra alternativa. Além de também sempre manter os eletrodomésticos regulados.

Ar-condicionado é o verdadeiro vilão?

Muitas pessoas recorrem aos aparelhos de ar-condicionado naqueles dias mais quentes. Principalmente para dormir. Uma possível solução para evitar um grande gasto, pode ser sempre manter o aparelho com filtro limpo. Deixando assim, que o eletrodoméstico trabalhe melhor. Economizando assim, energia elétrica.

Ainda é possível utilizar (quando tiver) a opção “economia de energia”. Assim, o ar-condicionado fará o trabalho suficiente para resfriar o ambiente, mas sem gastar muita energia elétrica.

E o chuveiro elétrico?

Mesmo com o calor desta época do ano, há quem não abra mão do chuveiro elétrico, com água quente na hora do banho. Se você também é assim, engenheiros explicam que o ideal é um banho rápido, de até cinco minutos e na posição verão, assim, o aquecimento da água é menor e também o consumo de energia elétrica.

A solução para os seus problemas!

Além de tentar maneirar nos eletrodomésticos, de se certificar que os aparelhos eletrônicos possuem bom uso da energia elétrica… Uma das melhores formas de amenizar o aumento da conta de luz, não só no verão, como ao longo do ano, é a instalação de painéis de energia solar na sua residência/empresa/comércio. Ainda mais que a partir deste ano, TODOS os estados do Brasil possuem isenção do ICMS, conforme você pode conferir aqui.

Se você quer saber mais como é constituído um sistema de energia solar e como ele irá beneficiar sua conta de luz, acesse este texto do nosso blog e confira!

Ou então faça uma simulação e saiba quanto você pode economizar na fatura de energia elétrica.