Tudo que você precisa saber sobre Energia Solar

  |    |  5 minutos de leitura

A energia solar é gerada quando os raios solares se encontram com as células fotovoltaicas. Que por sua vez, são os semicondutores que contém nas placas de Energia Solar.

A fonte desta geração de energia é a luz solar. Que é composta por fótons. Ou seja, quando estes fótons entram em contato com as placas de energia solar. Uma parte é absorvida e despertam os elétrons do material semicondutor. Gerando assim, a eletricidade.

Quanto mais raios solares incidirem nas placas, maior será a quantidade de energia elétrica gerada.

Como é constituído um sistema de Energia Solar?

Para conseguir gerar energia a partir do sol, um sistema de Energia Solar deverá conter alguns componentes básicos. Como por exemplo:

  • Painéis solares;
  • Inversores fotovoltaico;
  • Estrutura metálica de fixação das placas;
  • Materiais elétricos, como cabos e disjuntores;
  • Relógio bidirecional;

A TAB energia vai te explicar neste artigo todo processo de geração de energia solar.

Os componentes do sistema de Energia Solar

Painéis solares

Um dos itens mais importantes para a geração de energia solar são os painéis solares.

Geralmente, são colocados nos telhados dos locais de instalação. A cor pode variar, mas os mais usados são azul escuro e preto.

Inversores fotovoltaico

A função do inversor é transformar a corrente elétrica de contínua para alternada.

Ou seja, estes inversores são os responsáveis por transformar a energia produzida pelas placas solares, em energia elétrica possível de ser utilizada.

Materiais elétricos

O sistema solar fotovoltaico instalado pela TAB energia possui diversos elementos que auxiliam na proteção e conservação do sistema. Possibilitando que o investimento realizado, seja rentável.

Entre outros materiais, estão os cabos, que podem ter suas características modificadas dependendo do projeto. Como por exemplo a bitola utilizada, os disjuntores de proteção das correntes contínuas e alternadas e os conectores das placas.

Estruturas metálicas

Tanto a sustentação das placas, como o mecanismo que fixa as estruturas na área onde serão instaladas as placas são feitas de metais.

Sendo a sustentação feita de alumínio, para que tenha grande resistência a ações climáticas.

E a do mecanismo feita com inox 304. Para que possa manter a qualidade e vida útil dos equipamentos.

Relógio bidirecional

É necessário utilizar um relógio bidirecional, que é capaz de medir não só a quantidade de energia consumida, mas também a exportada pelo sistema.

Fique ligado!

Um módulo solar é composto por células solares, que geralmente aparecem como divisões em formato de quadrados ou retângulos nas placas.

Um módulo solar é composto por células solares. Um conjunto de módulos forma um painel solar. E um conjunto de painéis formam um usina solar. Leia mais sobre.

Posição ideal dos painéis de energia solar.

A posição ideal para os seus painéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte. Uma vez que o Sol nasce no leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste.

Então, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, deveria instalar o seu painel solar fotovoltaico  nesta face. Desta forma o seu gerador de energia solar produzirá mais energia.

Vantagens de ter um sistema de Energia Solar na sua empresa.

Para empresas e indústrias, é preciso focar na economia. Para escapar das oscilações do mercado da energia, uma boa saída é investir na geração própria. Mais especificamente na produção de energia solar.

Os benefícios de instalar um sistema de energia solar são muitos!

Economia

Para que possa funcionar, toda empresa precisa de energia. Porém, os gastos com a conta de luz são uma grande parte do orçamento mensal da empresa. Ao instalar energia solar, o empresário pode reduzir até 95% o valor da conta de luz!

Gerando assim, uma maior economia, e aumentando o lucro mensal. Ah! E é sempre bom lembrar que a economia na conta faz com que o investimento no sistema de energia solar seja pago em pouco tempo.

Sustentabilidade

Por ser menos nociva ao meio ambiente, a energia solar se destaca como uma fonte de energia sustentável. Ou seja, sua produção produz menos danos ao meio ambiente. Além disso, é possível destacar que também é uma fonte de energia renovável. Portanto, é uma energia que não se esgota a partir do seu uso, como acontece com o carvão mineral e o petróleo, por exemplo.

É o tipo de energia perfeito para quem está preocupado com o futuro do planeta. Sua empresa passará a contribuir para a construção de um mundo mais sustentável. Uma vez que o uso da energia solar não prejudica o meio ambiente. Além de diminuir o uso de energia de outras formas. Baixando o uso de termelétricas e hidrelétricas, por exemplo. Ambas que causam impactos para as mais diversas espécies do nosso planeta.

Confiança e Fidelização de Clientes

Sua marca ganhará admiração e confiança dos clientes quando você produzir energia limpa e renovável. Se preocupar com o meio ambiente é pop!

O número de clientes que buscam empresas com consciência socioambiental só cresce. Utilizar energia solar é o modo mais econômico e assertivo para conquistar esse novo perfil de consumidor. Que possui o conhecimento e a preocupação sobre o meio ambiente.

Valorização de Marca

Investir em energia renovável é um ótimo agregador de marca. Conforme já foi dito, há um novo perfil de cliente que se interessa e se importa muito com a sustentabilidade da marca.

Agregar esse valor à marca é uma ótima forma de se destacar na comunicação do seu negócio!

Opções de Financiamento

Seu comércio ou indústria merece um financiamento com as menores taxas possíveis, por isso, contamos com um time incrível de parceiros

bancos cooperativas parceiras financiamento tab energia

Entre em contato conosco ou faça uma simulação da sua economia com a energia solar!

Compartilhe!

plugins premium WordPress