Tudo que você precisa saber sobre Energia Solar

  |  

A energia solar é gerada quando os raios solares se encontram com as células fotovoltaicas. Que por sua vez, são os semicondutores que contém nas placas de Energia Solar.

A fonte desta geração de energia é a luz solar. Que é composta por fótons. Ou seja, quando estes fótons entram em contato com as placas de energia solar. Uma parte é absorvida e despertam os elétrons do material semicondutor. Gerando assim, a eletricidade.

Quanto mais raios solares incidirem nas placas, maior será a quantidade de energia elétrica gerada.

Como é constituído um sistema de Energia Solar?

Para conseguir gerar energia a partir do sol, um sistema de Energia Solar deverá conter alguns componentes básicos. Como por exemplo:

  • Painéis solares;
  • Inversores fotovoltaico;
  • Estrutura metálica de fixação das placas;
  • Materiais elétricos, como cabos e disjuntores;
  • Relógio bidirecional;

A TAB Energia vai te explicar neste artigo todo processo de geração de energia solar.

Os componentes do sistema de Energia Solar

Painéis solares

Um dos itens mais importantes para a geração de energia solar são os painéis solares.

Geralmente, são colocados nos telhados dos locais de instalação. A cor pode variar, mas os mais usados são azul escuro e preto.

Inversores fotovoltaico

A função do inversor é transformar a corrente elétrica de contínua para alternada.

Ou seja, estes inversores são os responsáveis por transformar a energia produzida pelas placas solares, em energia elétrica possível de ser utilizada.

Materiais elétricos

O sistema solar fotovoltaico instalado pela TAB Energia possui diversos elementos que auxiliam na proteção e conservação do sistema. Possibilitando que o investimento realizado, seja rentável.

Entre outros materiais, estão os cabos, que podem ter suas características modificadas dependendo do projeto. Como por exemplo a bitola utilizada, os disjuntores de proteção das correntes contínuas e alternadas e os conectores das placas.

Estruturas metálicas

Tanto a sustentação das placas, como o mecanismo que fixa as estruturas na área onde serão instaladas as placas são feitas de metais.

Sendo a sustentação feita de alumínio, para que tenha grande resistência a ações climáticas.

E a do mecanismo feita com inox 304. Para que possa manter a qualidade e vida útil dos equipamentos.

Relógio bidirecional

Apenas o relógio de energia que já possuímos na nossa casa não é suficiente para medir a quantidade de energia de um sistema de energia solar.

Por isso, é necessário utilizar um relógio bidirecional, que é capaz de medir não só a quantidade de energia consumida, mas também a exportada pelo sistema.

Fique ligado!

Um módulo solar é composto por células solares, que geralmente aparecem como divisões em formato de quadrados ou retângulos nas placas.

Um módulo solar é composto por células solares. Um conjunto de módulos forma um painel solar. E um conjunto de painéis formam um usina solar. Leia mais sobre.

Posição ideal dos painéis de energia solar.

A posição ideal para os seus painéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte. Uma vez que o Sol nasce no leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste.

Então, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, deveria instalar o seu painel solar fotovoltaico  nesta face. Desta forma o seu gerador de energia solar produzirá mais energia.

Vantagens de ter um sistema de Energia Solar na sua empresa.

Para empresas e indústrias, é preciso focar na economia. Para escapar das oscilações do mercado da energia, uma boa saída é investir na geração própria. Mais especificamente na produção de energia solar.

Mas é preciso citar que os benefícios de instalar um sistema de energia solar são muitos. Conforme você pode conferir a seguir:

Economia

Para que possa funcionar, toda empresa precisa de energia. Porém, os gastos com a conta de luz são uma grande parte do orçamento mensal da empresa. Ao instalar energia solar, o empresário pode reduzir até 95% o valor da conta de luz!

Gerando assim, uma maior economia, e aumentando o lucro mensal. Ah! E é sempre bom lembrar que a economia na conta faz com que o investimento no sistema de energia solar seja pago em pouco tempo.

Sustentabilidade

Por ser menos nociva ao meio ambiente, a energia solar se destaca como uma fonte de energia sustentável. Ou seja, sua produção produz menos danos ao meio ambiente. Além disso, é possível destacar que também é uma fonte de energia renovável. Portanto, é uma energia que não se esgota a partir do seu uso, como acontece com o carvão mineral e o petróleo, por exemplo.

É o tipo de energia perfeito para quem está preocupado com o futuro do planeta. Sua empresa passará a contribuir para a construção de um mundo mais sustentável. Uma vez que o uso da energia solar não prejudica o meio ambiente. Além de diminuir o uso de energia de outras formas. Baixando o uso de termelétricas e hidrelétricas, por exemplo. Ambas que causam impactos para as mais diversas espécies do nosso planeta.

Confiança e Fidelização de Clientes

Sua marca ganhará admiração e confiança dos clientes quando você produzir energia limpa e renovável. Se preocupar com o meio ambiente é pop!

O número de clientes que buscam empresas com consciência socioambiental só cresce. Utilizar energia solar é o modo mais econômico e assertivo para conquistar esse novo perfil de consumidor. Que possui o conhecimento e a preocupação sobre o meio ambiente.

Valorização de Marca

Investir em energia renovável é um ótimo agregador de marca. Conforme já foi dito, há um novo perfil de cliente que se interessa e se importa muito com a sustentabilidade da marca.

Agregar esse valor à marca é uma ótima forma de se destacar na comunicação do seu negócio!

Opções de Financiamento

Nesta tabela você tem acesso a todas informações importantes sobre financiamentos para aderir sistemas de energia solar.