Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Não sofra com aumento de energia. Junho é bandeira Amarela

A partir deste mês as contas de energia elétrica devem ficar mais caras em Santa Catarina. Mas por quê? maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas nas regiões de produção e transmissão de energia do país.


Com isto há alteração da bandeira tarifária, que saiu da cor verde e agora está na amarela. O preço aumenta até R$ 1,00 para cada 100 quilowatt-hora consumido ao mês. Segundo a Celesc, o custo extra significa uma alta média de 1,5% em uma conta média de uma casa ou apartamento de três quartos (consumo de 450 kWh ao mês).



Mas, o que são as Bandeiras Tarifárias?


As bandeiras são uma forma diferente de apresentar o custo da energia, que sofre influência, sempre, da disponibilidade de chuvas na região das usinas geradoras. Quanto menos água nas represas, menor será a geração nas usinas hidrelétricas e maior será o uso das termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Saiba quais são as Bandeiras Tarifárias e como elas são cobradas aqui.


De junho a outubro do ano passado, a tarifa teve a bandeira vermelha patamar 2, R$5 a mais a cada 100 quilowatt-hora, o valor mais alto da escala. Se as bandeiras repetirem o histórico do último ano – o que é possível porque elas se baseiam na condição climática – a conta de luz pode ter uma elevação ainda mais significativa no próximo mês. O que inspira cuidados desde já.



Como não sofrer com o aumento de energia?


Economizar energia costuma ser o caminho mais comum de compensar os efeitos da alta na bandeira. Mas para indústrias, que precisam continuar sua produtividade, essa receita nem sempre é tão fácil. Uma saída para escapar das oscilações do mercado de energia, é a geração própria, no caso painéis fotovoltaicos.


Com a disparada das tarifas de energia no Brasil desde 2015 e a redução nos custos de equipamentos fotovoltaicos, os investimentos em geração distribuída têm se mostrado cada vez mais viáveis, podendo ser recuperados em um curto período, gerando uma economia de quase 100%.


Nós da TAB energia oferecemos, gratuitamente, Estudos de Viabilidade para pessoas e empresas. Dessa forma, conseguimos provar que é viável você gerar a sua própria energia. Blinde-se dos ajustes tarifários!


Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, converse com os nossos especialistas!


Faça uma simulação gratuita e rápida em nosso site e descubra qual será a economia em seu negócio!





Texto: Beatriz Mendes



Voltar
Fale com um especialista