Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Vale a pena investir em Energia Solar em meio à crise?

Crise é uma palavra que circula em peso no Brasil desde 2014, quando, após o resultado de algumas ações políticas e econômicas, o país entrou em uma grande recessão. Apesar de algumas melhoras nos últimos anos, ainda não nos recuperamos da crise econômica.

O aumento de combustíveis e de energia elétrica foram alguns dos resultados da alta da inflação, que ajudou a gerar uma crise no Brasil. Mas, além de não ter passado, a crise, aliás, retorna, dessa vez somada também com as consequências de uma crise sanitária, com a pandemia da covid-19 (coronavírus).

Em um cenário mundialmente caótico, falar em investir em energia solar parece fora de contexto e de realidade. Mas o assunto de investimentos tem tudo a ver com a sucessão de quedas na economia.

Entenda porque investir em energia solar é uma segurança em longo prazo, mesmo quando feito em meio a uma crise.

Entenda o aumento da tarifa de energia

Crises são comuns e imprevisíveis, podem durar poucos anos ou se estenderem por mais alguns. Tem sido comum, nos últimos anos, uma sucessão delas. A crise hídrica, por exemplo, é uma das mais impactantes, causada por mudanças climáticas, e interferindo no abastecimento e aumento de taxa de água e de energia elétrica.

A elevação de tarifa de energia elétrica, aliás, ficou em alta entre 2015 e 2020, para ajudar a cobrir um empréstimo feito em 2014 pelas distribuidoras, devido ao baixo volume de chuvas. Mesmo com o aumento considerável de chuvas, que inclusive provocaram diversos alagamentos pelo Brasil, a taxa não teve queda, afinal, o valor total do empréstimo não havia sido concluído.

Ou seja, um empréstimo feito para socorrer as distribuidoras foi pago pela população por 5 anos. Mas além disso, todos os anos a tarifa sobre um pouco mais, sempre para manutenção da reserva devido ao baixo volume de chuvas no verão. Fora isso, o consumo aumenta nessa época do ano, com o uso de ventiladores e ar-condicionado.

Veja por que investir em energia solar

Exatamente por conta de questões ambientes, diversos países do mundo investem e incentivam o uso de energia solar. A fonte natural para a conversão é o sol, e acaba sendo menos limitado do que a água, com o problema de ciclos de chuva.

Investir em energia solar não é apenas uma questão de investir em energia limpa, uma tendência para os próximos anos. É também investir em segurança para a alimentação da rede elétrica e colaborar para a distribuição da água ser em maior quantidade para uso dela no cotidiano, do que para o uso e também a massiva produção de energia. É economia do recurso hídrico.

Confira as vantagens do financiamento

Quando falamos em fazer um financiamento, e ainda mais sabendo que estamos no meio de uma crise, pode parecer inviável. Mas considerando o custo-benefício de um sistema fotovoltaico, vemos que essa é uma das melhores decisões para a economia financeira doméstica.

Veja algumas das vantagens de um sistema de energia solar em casa:

·         Economia de até 95% na conta de energia;

·         Projeto financiado pode ser quitado em 5 ou 6 anos;

·         Redução de impostos;

·         Sistema fotovoltaico quase não precisa de manutenção;

·         Os módulos podem durar cerca de 25 anos;

·         A produção de energia passa a ser própria.


Podemos concluir vendo que investir em energia solar é investir em mais segurança para o bolso. Com a instabilidade econômica no Brasil, é preciso procurar alternativas para aplicar dinheiro em produtos e serviços que tenham segurança, eficácia, longo prazo e gerem economia mensal para o lar.

Quer saber o processo para a instalação de um projeto de energia solar em sua casa ou empresa? Fale direto com um de nossos especialistas!



Voltar
Fale com um especialista