Aprenda a calcular a eficiência das placas solares

  |    |  4 minutos de leitura

Você sabia que a escolha da placa solar correta pode significar uma enorme diferença na eficiência da produção de energia?

O nível de produção fotovoltaica pode mudar totalmente de uma marca para outra. Por isso, é extremamente importante saber calcular sua produtividade da maneira certa.

Continue lendo para entender melhor!

O que é a eficiência das placas solares?

Nesse momento, antes de explicar como se calcula a eficiência das placas solares, é preciso entender o que ela realmente é.

Falando de forma direta, podemos dizer que essa eficiência é uma porcentagem de energia que se converte em eletricidade por m² que um painel pode gerar. Se um painel tem eficiência de, por exemplo, 20%, ele converte esse mesmo número em energia elétrica por m² da irradiação solar captada na superfície.

Especialistas realizam as avaliações das placas em laboratórios, no teste de Condição Padrão de Testes, o STC (Standard Test Conditions). Nele, as situações de avaliação não variam, fazendo uma medição de eficiência de maneira igualitária de um painel para o outro.

Um ponto importante aqui é dizer que os testes STC não representam as condições do Brasil, já que não levam em consideração as características de países tropicais. Por isso, ao comprar um produto, é necessário que você mesmo faça o cálculo já observando as condições climáticas de onde mora.

Quais parâmetros são utilizados no STC?

No mundo todo, todas as placas solares recebem a mesma avaliação com os mesmos parâmetros do STC. Por isso, os estudiosos levam em consideração três fatores na hora de calcular a eficiência:

Irradiação solar

Que indica a quantidade de energia que é gerada por m² por instante. É usada a base de 1000 Watts/m² como média;

Temperatura da célula

Aqui, é medida a temperatura atingida pela placa fotovoltaica. Nessa parte do teste, é necessário que ela fique igual a 25 ºC;

Massa de ar

É avaliada a incidência de luz na atmosfera. Ou seja, compreende-se em que ângulo será captada mais luz. A massa de ar na testagem é de 1.5.

Quanto maior o resultado nos testes, maior será a energia e economia geradas.

Aprenda a calcular a eficiência

Chegou a hora de aprender a calcular a eficiência das placas solares. Nesse momento, será necessário que você tenha a altura, largura e potência da sua placa fotovoltaica anotada.

Exemplo:

Imagine que você tem um painel com 2,260 m de altura, 1,135 m de largura e uma potência de 540 Wp. Com esses números, vamos seguir para as seguintes fórmulas:

  • Área do painel = altura x largura
  • Eficiência do painel = potência / área

Dessa maneira, teremos que a área da sua placa de 2,565 m², com uma eficiência de 2,105 (ou 21,05%). Agora vamos para a tabela:

Eficiência Significado
+ ou = à 18% Muito eficiente
Entre 17% e 17,9% Bem eficiente
entre 16% e 16,9% Média eficiência
entre 15% e 15,9% Pouco eficiente
– de 15% Pouquíssimo eficiente

Neste caso, 21,05% será um resultado excelente para a sua eficiência. Tudo isso lembrando de que esse número não reflete a realidade brasileira. Além disso, as condições e estações também influenciam na forma como esse número pode variar.

Fatores que determinam a eficiência das placas solares

  • Células;
  • Ligamento e modelagem;
  • Tempo de utilização.

Como já falamos, a célula é um dos parâmetros da STC. Ela é feita a partir dos semicondutores, sendo responsável pela conversão da energia solar em elétrica.

Outro fator determinante é o acabamento e o formato das placas, diretamente relacionados com a área do painel. No caso de muito espaço entre as células, a moldura seja muito grossa ou com bordas espaçosas, a área de aproveitamento diminui, impactando de forma negativa na captação solar.

Por fim, avaliamos o tempo de utilização do equipamento. Em média, cada painel pode durar cerca de 25 anos. Então, apesar de uma perda anual baixa todos os anos, no fim da vida útil do equipamento, a eficiência será bem mais baixa.

TAB energia: mais qualidade no seu sistema fotovoltaico

Criada em 2016 e localizada em Joinville, a TAB energia é a empresa de energia solar melhor avaliada no estado. A empresa conta com engenheiros especialistas em projetos fotovoltaicos para indústrias.

Na TAB energia temos uma equipe dedicada ao sucesso do cliente, que acompanha todos os projetos etapa por etapa, tirando dúvidas sobre os sistemas fotovoltaicos instalados até mesmo depois da finalização do projeto.

Quer investir em economia, sustentabilidade e longevidade em sistemas fotovoltaicos? Então acesse a nossa calculadora de energia e faça uma simulação para descobrir o quanto o seu negócio pode economizar com placas solares. Se preferir, fale com um dos nossos consultores.

Compartilhe!

plugins premium WordPress