Como a energia solar é utilizada na agricultura?

  |    |  5 minutos de leitura

Já considerou a utilização da energia solar na agricultura? Caso esteja planejando investir nessa proposta e ainda não sabe o seu funcionamento, venha aprender agora.

Nos últimos anos, essa energia renovável vem ganhando cada vez mais espaço e também sendo adotada nos mais diversos setores, muito em função dos benefícios que traz.

Para você entender melhor, preparamos explicações que vão te ajudar a compreender o assunto e como fazer o melhor aproveitamento da energia solar em diferentes espaços.

Como é o funcionamento da energia solar para agricultura?

Antes de tudo, é importante entender a funcionalidade da energia solar para a agricultura. Por exemplo, quem já está mais inserido neste setor ou possui uma empresa do ramo, já deve saber que é necessário estar sempre gerando energia para suprir as demandas do campo.

Desta maneira, diversas atividades do setor necessitam de máquinas operando, como a irrigação, aragem, colheita, armazenamento que precisam da energia para serem feitas.

Por isso, a instalação de painéis fotovoltaicos vêm sendo colocada como opção para suprir a demanda do negócio rural. Em busca do melhor aproveitamento do espaço, são procurados locais onde a incidência de luz seja adequada, para que a energia possa ser captada e utilizada em máquinas e equipamentos.

Usando assim a energia solar, em um local como a fazenda, a captação pode ser muito eficiente, chegando a uma economia de até 90%. Outro fato que facilita esse processo é que essa energia gerada por ficar armazenada e ser utilizada nas rotinas da plantação ou criação de animais.

Como utilizar a energia solar na agricultura?

Há diversas formas para você usar a energia solar na agricultura. Por isso, separamos algumas delas sendo colocadas na prática:

Irrigação

Levando em consideração que esse processo deve ser feito de maneira regular e que, na maior parte das vezes, utiliza combustíveis para acontecer, a energia renovável vinda do sol é uma boa alternativa.

Sistemas de filtro, como água e bomba, são operados desta maneira, podendo ser acionados pela energia solar. Isso vai ajudar a gerar economia e também agilidade nos processos, fazendo com que sempre exista a autonomia no campo.

O reabastecimento pode ser feito manualmente ou recarregando através dos procedimentos internos. Assim, não é necessário que haja fornecedores de fora, caso a energia diminua, já que a fazenda produz sua própria energia a partir do sol. 

Outro fator vantajoso é que não será preciso grande esforço para conseguir combustível de regiões distantes, já que por vezes, o deslocamento é onde há maior gasto para que ocorra a operação.

Colheita

Aqui, o aproveitamento da energia solar pode ser muito benéfico também. Máquinas que são abastecidas por energia elétrica podem usar energia solar para seu funcionamento.

Ao considerarmos os possíveis impactos negativos decorrentes de paralisações ou atrasos na colheita, torna-se mais relevante analisar a adoção de uma fonte alternativa de energia. 

Além disso tudo, o potencial da colheita pode ser ainda maior, conseguindo atender mais maquinários.

Aquecimento de água e criação de gado

Nos lugares onde é preciso o aquecimento da água, como em negócios que precisam ordenhar animais, a energia solar é da mesma forma aplicada nas tarefas.

A energia produzida pode ser utilizada pelos aquecedores elétricos na lavagem de itens, para a higienização de equipamentos, ou para banhos e limpeza de equipamentos da criação de gado.

Atividades dos trabalhadores do campo

Além de sua aplicação na pecuária e na agricultura, a energia solar pode ser utilizada para auxiliar os trabalhadores rurais em suas atividades.

No caso de necessidade de lavagem de roupas após um serviço específico ou até mesmo para a rotina de lavagem de louças, especialmente em regiões frias, a energia solar pode substituir a eletricidade convencional.

Além disso, ela pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de energia para os alojamentos dos trabalhadores, proporcionando maior conforto e tranquilidade.

Energia das redes de comunicação

Por último, ao serem integrados à rede elétrica, os sistemas de energia solar têm a capacidade de alimentar as redes de comunicação e tecnologias utilizadas nos empreendimentos rurais.

Dentro disso, está o carregamento dos rádios, computadores e dispositivos móveis, que possuem um grande efeito no monitoramento da produção e contato remoto.

Isso traz ainda mais modernidade ao campo, o que proporciona o acesso mais eficiente dos sistemas no monitoramento, mantendo sempre a atualização sobre a produção.

Por que escolher a energia solar na agricultura?

Quem escolhe esse tipo de abastecimento, visualiza que um dos melhores fatores é a economia a longo prazo, gerando a própria energia em sua fazendo ou negócio rural, com o investimento sendo recuperado rapidamente.

Dessa maneira, aconselhamos você a conhecer as soluções da TAB energia para a sua energia solar. Você pode simular de forma gratuita a sua economia de energia no site da TAB e descobrir as vantagens que oferecemos.

Mas caso seja do seu interesse, temos a opção de falar diretamente com um dos dos consultores TAB.

Compartilhe!

plugins premium WordPress