Networking e palestras dominam os 3 dias do Encontro Catarinense de Hoteleiros

  |    |  4 minutos de leitura

Vantagens dos sistemas fotovoltaicos foram alguns dos destaques do maior evento de hotelaria do Sul do Brasil

Considerado o maior evento de hotelaria e turismo do Sul do Brasil, o 33º Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel 2022, terminou nesta quinta-feira (28) com sucesso de público participante e expositores, somando visitantes provenientes de 205 cidades de 15 estados brasileiros, de acordo com a organização.

Foram três dias de muito networking, troca de informações, palestras e reuniões, gerando prospecção de muitos negócios. O evento, realizado no CentroSul, em Florianópolis, teve a participação de hoteleiros, especialistas da área e prestadores de serviços para os estabelecimentos de hotelaria.

Painéis destaques no Encatho & Exprotel 2022

A programação contou com palestras e painéis que destacaram ações sendo desenvolvidas pelo segmento hoteleiro de Santa Catarina e da região Sul. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), o evento apresentou inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo.

painel energia 360

Entre os destaques, estava o Painel Energia 360º com a participação de especialistas da área de energia: diretor comercial da TAB energia, Michel Kazmierski; o CEO Vektor Energia, Sandro Bittencourt de Souza, além do representante da cooperativa SICOOB, Dangelo Dalla Rosa. Este painel foi mediado por Mário Gaidzinski, da startup Eloverde. O espaço foi uma grande oportunidade para conhecer os benefícios que vão muito além da economia na conta de energia elétrica a partir de fontes renováveis e atenta às práticas ESG.

“Santa Catarina está na 7ª posição de Estado brasileiro com maior número de sistemas de energia solar. Mas os números são grandiosos. No Brasil, são mais de R$ 87,1 bilhões de novos investimentos na crescente deste setor, além de quase 500 empregos gerados a partir do projeto e execução dos sistemas fotovoltaicos. Para se ter uma ideia, esta energia ‘limpa’ evitou a emissão de 24, 6 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente nos últimos cinco anos”, destaca o diretor comercial da TAB energia, Michel Kazmierski.

Ele aproveitou para informar que quem tiver seu projeto de sistema de energia solar até janeiro de 2023 vai garantir ficar no grupo de empresas que se beneficiará da isenção do pagamento de impostos. A partir do dia 7 de janeiro do ano que vem, haverá um aumento da alíquota gradativamente, de seguindo a normativa do Marco Legal da Geração Distribuída.

“O valor inicial desta alíquota é de 15% e todos os anos haverá um acréscimo, até 2029. Quem conseguir aprovar seus projetos até janeiro terá isenção até o ano de 2045”, explica Kazmierski.

Segundo ele, este é limite para que os projetos e as vistorias sejam realizadas e aprovadas.

Leia também: Energia solar para hotéis: porque vale a pena investir?

Crescimento da energia solar no Brasil

No mês passado, a energia solar ultrapassou em potência a geração das termoelétricas a gás natural e biomassa e se tornou a 3ª fonte de energia do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Com isso, a geração de energia pela luz solar só fica atrás da potência das hidrelétricas e da fonte eólica, informou a entidade. Segundo diagnóstico da Absolar, o Brasil tem 16,4 gigawatts (GW) de energia solar em grandes usinas e em pequenos projetos de geração própria, ante os 16,3 GW do gás natural e 16,3 GW de biomassa.

Entidade representativa

De acordo com o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, o atual momento pede que o poder público e a iniciativa privada unam forças para o desenvolvimento dos destinos e, consequentemente, das empresas que ali estão.

“Nós, enquanto, entidade representativa, trabalhamos em conjunto com as demais entidades do trade para mostrar a força deste setor, apoiando os empresários, oferecendo as melhores ferramentas, proporcionando conhecimento e antecipando tendências de mercado”, expõe Rui.

Quer saber quanto seu hotel pode economizar?

Faça agora mesmo uma simulação de quanto seu negócio pode economizar e se surpreenda! Seja seu negócio de grande, médio ou até pequeno porte, procure a TAB energia para ter maiores informações sobre o investimento em sistemas de energia solar.

Escrito por: Thiago Dias, jornalista.

Compartilhe!

plugins premium WordPress