Energia solar para hotéis: porque vale a pena investir?

  |    |  7 minutos de leitura

Além da economia na conta de luz, a instalação de energia solar para hotéis também busca prever uma futura demanda do público por hotéis mais sustentáveis.

Energia Solar para hotéis uma solução que gera valor

Você sabia que a instalação de um sistema fotovoltaico pode representar uma economia de até 95% na conta mensal de energia elétrica de um hotel?

É por isso que cada vez mais redes de hotéis do mundo inteiro buscam aderir a instalação de energia solar como uma solução sustentável e econômica, que agrega valor para o seu ecossistema como um todo, melhorando a sua imagem frente ao público.

Contar com a energia fotovoltaica é uma forma inteligente de se livrar de oscilações de bandeiras tarifárias que geram aumentos imprevisíveis e incontroláveis para a administração do hotel. Além disso, o retorno sobre o investimento em um sistema de energia solar é estimado entre 4 e 6 anos, podendo variar de acordo com o tamanho e a demanda do hotel por energia.

O sistema de energia solar funciona ligado a distribuidora que controla energia da região onde o hotel está situado, de modo que toda energia produzida em excesso pelo sistema é convertido em créditos para ser utilizado pelo hotel em até 60 meses, gerando a possibilidade de um planejamento de energia que leva em consideração os períodos de baixa incidência solar.

Entenda o que é e como funciona a energia solar

Créditos de energia solar: mais economia na conta de luz

invista em energia solar tab energia

Conforto para os hóspedes e preservação para o meio ambiente

Com a instalação de energia solar para hotéis, toda energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico é transformada em conforto para os hóspedes do hotel, seja através de iluminação, climatização de ambientes ou qualquer outro diferencial que exija o consumo de energia elétrica.

energia solar hotel soratur
Soratur Palace Hotel em Criciúma/SC – 100 módulos fotovoltaicos instalados que proporcionam uma economia anual de R$24.217,00

A geração de energia fotovoltaica também contribui com a preservação do meio ambiente e com a geração energética do país em geral, ajudando a transformar o Brasil em um dos países com mais energia limpa do mundo, que segundo o governo chega a de 50% de toda energia produzida em território nacional. Uma forma de valorizar a sustentabilidade e também de reduzir o consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis em nosso país, que muitas vezes sofre com a escassez hídrica e a dependência do ligamento de usinas termelétricas que queimam carvão e são muito mais prejudiciais à natureza.

Como funciona a implementação do sistema solar no hotel?

A instalação de um sistema fotovoltaico não é cara e nem complexa, existem diferentes tipos de módulos fotovoltaicos com diversas potências. 

Antes da instalação é feito uma simulação de consumo de energia elétrica, que pode ser feito com um dos engenheiros da TAB energia, ou você mesmo pode ter uma prévia utilizando o simulador no site.

O sistema de geração de energia solar através de painéis fotovoltaicos tem previsão de retorno sobre o investimento entre 4 e 6 anos e a previsão de vida útil dele é superior a 25 anos, tudo isso com custos mínimos de manutenção

Um investimento a longo prazo que começa a ser percebido a curto prazo, com a possibilidade de obtenção de linhas de crédito que permitem financiar a instalação do sistema e obter parcelas que equivalem à economia gerada pelo sistema.

E a questão de espaço?

Muitos acabam perdendo o interesse na instalação de energia solar para hotéis por achar que é necessário ter espaço no terraço ou no telhado do empreendimento. 

O que muitos não sabem é que a instalação de sistemas solares não está limitada apenas a esses locais. A própria TAB energia tem cases de instalação de sistemas solares no solo, como as garagens solares que foram projetadas para ACIJ e Docol ou usinas solares como o exemplo da XYZ. Esses projetos são mais comuns do que se imagina e o resultado é o mesmo, se não superior, ao que se obtém em instalações nos terraços e telhados.

Confira o exemplo da ACIJ na foto:

Energia solar na ACIJ

Estações de recarga para carros elétricos: um diferencial para o seu hotel

Os veículos elétricos são uma tendência mundial, e ter uma estação de recarga para carros elétricos é indispensável nesse novo cenário. Veja a evolução dessa frota no Brasil:

Frota de carros elétricos no brasil
Fonte: NeoCharge

Por isso, como integradores WEG, a TAB energia oferece aos seus clientes a Estação de Recarga WEBMOB que foi desenvolvida especialmente para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados. As estações de recarga atendem as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança que seu hóspede precisa.

Esse é um diferencial que seu hotel pode oferecer para os hóspedes, atraindo um público com maior poder aquisitivo e além disso, traz modernidade e agrega valor ao seu negócio.

ESG – Público mais exigente e setor mais consciente

Algumas pesquisas de tendências já apontam que a busca por empresas que trabalham o ESG – sigla que significa Environmental, Social e Governamental – será cada vez mais recorrente e isso não será diferente para o setor de hotelaria.

Embora hoje a busca por hotéis sustentáveis não seja tão comum, já existem consumidores que se atentem a essas causas, o que também significa que é preciso estar preparado para as tendências que ainda estão chegando. É confirmado que o consumidor médio valoriza empresas que trabalham o ESG e a cultura sustentável e esse reflexo também chegará para viagens e reservas de hotéis.

Selo ISO 14001

Uma prova que essa tendência já tem encontrado espaço no setor é a busca cada vez maior por hotéis que possuem o selo 14001, diferencial que pode inclusive virar um filtro de pesquisa no futuro.

O selo é uma forma de constatar se um hotel pratica ou não políticas de ESG através de um selo verde. O selo ISO 14001 é reconhecido internacionalmente quando o assunto é gestão ambiental e ele funciona como um certificação para os hotéis que cumprem os seguintes requisitos:

  1. Medidas para a redução dos impactos ambientais
  2. Desenvolvimento de práticas sustentáveis
  3. Demonstração do selo de sustentabilidade a hóspedes e colaboradores
  4. Busca de melhorias contínuas de processos

Para conquistar a certificação, é preciso fazer um levantamento dos impactos ambientais que a hospedagem pode gerar.

A TAB energia está pronta para atender o setor hoteleiro

A empresa conta com mais de 10 MWp instalados e toda a sua equipe tem o objetivo de ajudá-lo a extrair o máximo de valor dos produtos e serviços oferecidos pela TAB energia, ainda conta com engenheiros especialistas prontos para elaborar projetos de energia solar de alto rendimento.

A equipe de sucesso do cliente acompanha todas as etapas do projeto e tira suas dúvidas sobre os sistemas, até mesmo depois da instalação do projeto.

Além disso, na TAB também são oferecidos serviços de engenharia, manutenção e limpeza, facilitando o processo de execução da obra ou melhoria da sua usina. Assim você não depende de um terceiro e garante a qualidade do funcionamento da usina fotovoltaica.

operação e manutenção

Saiba mais sobre nós em nosso vídeo institucional.

Já concluíram mais de 300 projetos de energia solar, entre usinas solo, garagens solar e estações de recarga, bem como sistemas de alta complexidade como o projeto da Döhler, que conta com 2.336 painéis solares.

Acesse a calculadora e descubra quanto seu hotel pode economizar com a geração própria de energia solar.

Compartilhe!

plugins premium WordPress