Energia solar como solução ESG para sua empresa

  |    |  6 minutos de leitura

O que é ESG

A agenda ESG – Environmental, Social and Governance – ganhou o mundo dos negócios nos últimos anos, trazendo práticas que têm como objetivo em comum conscientizar e posicionar pessoas e marcas nas questões sustentáveis e socioambientais.

Quais são as principais vantagens para as empresas que aplicam o ESG?

Empresas que têm o seu ESG bem definido definitivamente ganham pontos entre os investidores. Já se tornou uma prática de mercado a análise das ações de ESG de uma empresa para determinar o seu valor de investimento, gerando índices e classificações que podem direcionar os aportes financeiros.

Empresas que trabalham com uma estrutura e estratégias de ESG bem desenvolvidas são consideradas mais seguras e com mais potencial de lucratividade, sendo assim, atraindo mais o olhar de quem aporta.

Além disso, o reconhecimento do público como uma empresa que abraça as causas sustentáveis e sociais também é algo que pode gerar valor para a marca. Essa percepção de mercado pode potencializar as ações da empresa, impactando de forma positiva até mesmo no preço final dos seus produtos.

E o papel da energia solar?

A energia solar surge na agenda ESG como uma das alternativas mais promissoras. Além de trabalhar as 3 letras da sigla, a instalação de sistemas fotovoltaicos podem ser consideradas investimentos a curto e longo prazo, tendo em vista que parte da energia gerada pode ser utilizada para pagar o financiamento do próprio sistema, gerando um ROI de algo que gira em torno de 05 anos.

Como aplicar o ESG na sua empresa

Existem diversos tipos de ações que podem ser implementadas para atender às demandas da agenda ESG e podem não ser nenhum obstáculo para a empresa.

Atitudes da letra E – Environmental

  • Reduzir ou eliminar as emissões de CO²
  • Reciclar material no escritório e digitalizar o máximo possível dos documento necessários para a empresa
  • Separar corretamente os lixos e resíduos gerados.

Atitudes da letra S – Social

  • Fortalecer a participação da mulher no ambiente de trabalho e na maternidade
  • Privilegiar o diálogo entre colaboradores e líderes
  • Ativar a comunidade local através de projetos 
  • Promover ou patrocinar eventos culturais e sociais

Atitudes da letra G – Governança

  • Optar por fornecedores e colaboradores que tenham integridade
  • Definir a hierarquia de cargos e funções dentro da empresa
  • Ter políticas de transparência sobre as atividades da empresa
  • Administrar um conselho com membros de fora da empresa que ajudem na tomada de decisões

A energia solar como uma solução para o ESG da sua empresa

Nesse cenário, de valorização de ações que integrem a agenda ESG cada vez mais nas ações das empresas, a energia solar é uma alternativa que se encaixa perfeitamente como uma solução prática e com resultados rápidos. O ROI necessário para a instalação dos painéis solares e a baixa manutenção são dois fatores que atraem muitos para a alternativa. 

Além disso, a possibilidade de aquisição de linhas de financiamento também é um argumento que gera atração. Com essa prática, muitos negócios conseguem utilizar a economia gerada pelos próprios painéis solares para arcar com as parcelas do financiamento, reduzindo o custo total da instalação.

Quanto implementada no ESG da empresa, a energia solar também se torna uma fonte de práticas sustentáveis, uma vez que reduz o consumo de energia proveniente das redes de fornecimento, que quando sobrecarregadas são provenientes de termelétricas, e substituem pela produção própria de energia renovável, que é proveniente dos painéis fotovoltaicos. 

Dessa forma, apenas substituindo a energia consumida por uma energia limpa, a empresa estará incentivando a redução da emissão de CO² da matriz energética do país, a busca por uma fonte mais limpa e renovável, que não prejudique a atmosfera e nem o meio ambiente. Esse, inclusive, foi um dos principais temas discutidos durante a COP26, que aconteceu dos dias 31/10 a 12/11 de 2021, trazendo alternativas para frear os avanços climáticos no planeta.

Quais empresas já são case no setor de energia solar?

A TAB energia é uma das maiores empresas de instalação de energia solar do sul do país São mais de 300 projetos de instalação de energia fotovoltaica que evitaram a emissão de cerca de 1,5 mil toneladas de CO² na atmosfera

Alguns desses projetos já se tornaram cases em diversas empresas que estão optando pela energia solar como uma alternativa para atitudes que valorizem o ESG e suas bandeiras sustentáveis. Conheça um pouco mais sobre esses cases:

Erzinger – Aumentou a percepção do público pela marca ganhando vantagem em relação aos concorrentes ao implementar uma fonte de energia limpa e outras ações sustentáveis


Projeto Erzinger:
• 442,44 kWp de potência
• 1.229 painéis instalados
• R$ 183,760 de economia gerada por ano
• 51 toneladas de CO2 evitado anualmente

 

ACIJ – Como uma instituição signatária das ODSs da ONU, trouxe destaque para as bandeiras sustentáveis da associação colocando em prática a energia solar e apresentando os seus resultados para as empresas associadas.

Energia solar na ACIJ

 

Projeto ACIJ:
• 156,40 kWp de potência
• 417 painéis instalados
• R$ 81,742 de economia gerada por ano
• 20 toneladas de CO2 evitado anualmente

Döhler – Nas palavras do próprio presidente da empresa, Sr José Mário “Práticas que contribuam para menor geração de carbono estão gradativamente sendo incorporadas por nossa organização e a energia solar é uma inovação no quesito meio ambiente e governança, adotada pela Döhler.”

 

Projeto Döhler
• 1.040 kWp de potência
• 2.336 módulos
• 1.029.904,44 kWh de geração anual
• 128 toneladas de CO2 evitado anualmente

A TAB trabalha com um estudo de viabilidade que se aprofunda no consumo energético da empresa para entender as suas necessidades de consumo e desenvolver o melhor projeto de geração de energia fotovoltaica, com o objetivo de trazer impactos verdadeiros neste consumo reduzindo os custos da empresa com energia elétrica e contribuindo para o seu ESG.

Quer conhecer os serviços da TAB energia e garantir sustentabilidade na sua empresa alinhada às práticas ESG? Faça uma simulação da economia de energia ou entre em contato com um de nossos especialistas.

Compartilhe!

plugins premium WordPress