Quais são as diferenças entre kW, kWh e kWp?

  |    |  5 minutos de leitura

Existem algumas terminologias muito utilizadas quando se fala de energia solar, entre elas estão: kW, kWh e kWp.

Cada uma delas é uma unidade de medida, que servem para medir o desempenho e as condições de fornecimento ou gasto energético em algum período. Mas, na verdade, elas possuem diferenças.

Por isso, para entender melhor como funciona um sistema de energia, avaliar seu rendimento e se a sua configuração compensa ou não, é necessário aprofundar o assunto sobre cada uma.

Então venha entender melhor suas distinções e como o kW, kWh e kWp funcionam.

O que significa kW, kWh e kWp?

Antes de tudo, precisamos entender o significado de potência. No assunto sobre geração de energia, ela significa a quantidade de energia gerada ou consumida por um sistema.

Dentro do assunto de energia solar, compreender o conceito de potência é bem parecido com os entendimentos em energia elétrica, mesmo que sejam temas diferentes.

Portanto, vamos utilizar essas unidades de medidas para entender o quanto de cada uma passa ou é usada em algum ponto.

Vamos entender as três diferentes terminologias a seguir:

O que é kW?

Quando queremos dizer que algo tem uma potência de 1000 watts (1000W), também podemos dizer 1 kW, pois k é igual 1000. O termo se refere a uma unidade utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades, que possibilita que, em diferentes lugares do mundo, possamos medir a potência de forma padrão. Em um exemplo real, quando falamos de um sistema solar que produz 8 kW, significa que ele produz 8000 W.

A utilização do watt também é uma maneira de verificar se um determinado equipamento tem mais ou menos capacidade que outro. A partir dessa informação tão importante é que se adquirem as peças de capacidade compatível para montagem de kits geradores de energia ou para instalação.

Isso também acontece em correntes elétricas. Elas podem ter algumas diferenças estruturais, umas entre as outras, por isso é tão importante saber se o sistema ali é de maior ou menor tensão, para evitar curtos-circuitos.

O que é kWh?

Sabendo da parte teórica de kW, podemos seguir para o próximo termo: kWh. Em sua essência, ela é a mesma medida, porém é medida dentro do intervalo de tempo convertido em hora. É por isso que o nome se refere como kilowatt-hora.

Desse jeito, enquanto o kW mede apenas a potência, o kWh tem como objetivo medir a energia que é efetivamente consumida ou gerada.

Esse é o motivo pelo qual, geralmente, nas contas de luz você encontra o consumo descrito em kWh. Tendo em vista a geração de energia solar, a unidade serve para descobrir a quantidade de consumo em um certo lugar.

kWh fatura de energia tab energia

O que é kWp?

Agora, falando de kWp, através dele podemos medir um pico de desempenho na geração energética.

Quando se trata de energia solar, existem alguns fatores que influenciam na performance de um sistema. Isso faz com que exista uma variação conforme a hora do dia, inclinação dos painéis, incidência de luz e outros fatores.

Mas, no fim, o primordial é que essa geração de potência possa ser compensada, mesmo que com oscilações. É para isso que existe algo chamado Condição Padrão de Teste (STC). Antes que um módulo seja instalado, eles são testados para conferir a intensidade de radiação solar, massa, temperatura, entre outros fatores. Dessa forma, é possível entender o desempenho do painel para, depois, calcular seu índice.

De que maneira isso influencia o sistema de energia solar?

Falando de energia solar, são usadas essas mesmas unidades de medida e potência para nortear o consumidor. Em resumo, a sigla kW refere-se a potência dos inversores, kWp refere-se a potência dos módulos fotovoltaicos e kWh refere-se a geração de energia de um sistema ou ao consumo de energia.

Algo interessante para se mencionar é que, a partir de 2023 os consumidores que forem instalar os módulos solares deverão arcar com taxas. É por isso que conhecer cada uma dessas terminologias, seja kW, kWh e kWp, é essencial para entender a capacidade de cada sistema. 

Como saber o desempenho do seu sistema de energia solar?

Para ter maior precisão do quanto o seu sistema consegue gerar de energia, existem produtos específicos para esse objetivo, como o TAB Performance. Com eles, você pode ter maior precisão quanto a gestão da sua usina solar e aos retornos do seu investimento.

Se quiser conhecer melhor como a energia solar pode fazer diferença no seu negócio,  acesse a calculadora de energia da TAB energia e faça uma simulação de economia. Ou se preferir, fale com um dos nossos consultores.

Compartilhe!

plugins premium WordPress