Atenção! Em agosto, reajuste nas tarifas da CELESC

  |    |  4 minutos de leitura

A partir do dia 22 de agosto entra em vigor a nova tarifa de energia determinada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – para Santa Catarina. O reajuste nas tarifas da Celesc proposto, foi de 11,32% em média, e irá afetar cerca de 3 milhões de famílias em 286 cidades espalhadas pelo estado.

Para as unidades de baixa tensão, em ambientes residenciais, rurais, comércio, iluminação pública e residenciais de baixa renda, que totalizam quase 80% dos consumidores da Celesc, o aumento será de 8,17%. Já nas unidades de alta tensão, em shoppings, indústrias e grandes empresas a proposta do reajuste é de 16,81%. Em 2021, o mesmo reajuste nas tarifas da Celesc foi de 5,63% em média para o consumidor.

Confira, na tabela, os reajustes propostos:

tarifas da celesc em agosto da conta de luz

Entenda também as outras taxas da conta de luz da sua empresa.

Qual o motivo do aumento?

O aumento de agosto de 2021 ainda não estava considerando os descontos e medidas que foram implementados durante a pandemia do Covid-19, o que significa que este reajuste nas tarifas da Celesc ficou adiado para 2022. Segundo o diretor da Aneel Ricardo Tili, relator do reajuste tarifário, a conta de luz teria um aumento superior a 25% neste ano. Para reduzir o impacto deste aumento para o consumidor, a Aneel, o Governo e o Congresso uniram forças e conseguiram o usar recursos de créditos tributários de PIS/Cofins, aporte referente à desestatização da Eletrobrás entre outros.

Vale lembrar que esse aumento também afeta quando houver a mudança de bandeiras, principalmente quando chegarmos ao verão, momento em que os recursos naturais ficam sobrecarregados e os preços vão às alturas.

Com os recursos naturais em escassez e mais caros, qual é a alternativa?

A principal forma de economizar com a conta de luz é buscar fontes renováveis de energia, como por exemplo a energia fotovoltaica, que está cada vez mais acessível e com uma tecnologia que já supre grandes necessidades de consumo.

Atenção Em agosto, reajuste nas tarifas da Celesc

Com 6 anos de experiência implementando projetos de energia solar, a TAB energia preza pela economia e sustentabilidade energética. Ao todo, são mais de 30.000 painéis solares instalados pela empresa, que reduzem mais de 1.700 toneladas de CO2 que seriam jogados na natureza.

Veja também o nosso vídeo institucional.

A TAB atende principalmente empresas dos setores comercial, industrial e do agronegócio. Alguns nomes importantes do sul do país figuram no portfólio da empresa, como Cavaletti, Erzinger, Franklin Electric e Döhler. A última, terá o terceiro maior projeto de energia solar do estado de Santa Catarina entregue pela TAB em outubro.

A hora de investir em fontes renováveis é agora

Os aumentos que vem chegando no consumo de energia e os próximos que estão ainda para acontecer tornam este o momento perfeito para investir em energia renovável. A economia gerada pela energia solar já é comprovada por diversos estudos e cases de grandes empresas. Melhor do que isso, é possível fazer um cálculo de consumo e geração de energia para garantir que o projeto de energia fotovoltaica seja o suficiente para suprir a energia necessária para cada tipo de negócio, que mostra também o quanto será economizado com energia no curto, médio e longo prazo.

Ficou curioso? Fale com um profissional TAB e faça uma simulação de economia de energia para seu comércio, indústria ou agronegócio.

Compartilhe!

plugins premium WordPress