Catar reduz emissão de carbono e investe em energia Solar na Copa do Mundo de 2022

  |    |  3 minutos de leitura

A Copa do Mundo é a principal competição de futebol e é realizada a cada quatro anos. A primeira edição aconteceu em 1930 e, com o passar dos anos, a disputa transformou-se em uma competição de enorme importância mundial e de grandes audiências. Organizado pela FIFA, em 2022 o mundial tem como sede o Catar, localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica, uma das nações mais ricas do mundo, além de ter recursos naturais em abundância, sendo um dos maiores produtores de gás natural do mundo.

Além de buscar pela qualidade do futebol, a FIFA estabeleceu alguns desafios como organizadora: tornar a Copa do Mundo do Catar como a primeira edição neutra em carbono da história. Para isso, todos os projetos de infraestrutura, incluindo os oito estádios usados ​​no evento, atendem aos padrões de sustentabilidade. Além disso, alguns estádios serão totalmente alimentados por energia solar. 

Entre as medidas adotadas pelo Catar encontram-se:

Energia Solar

Por conta das altas temperaturas no país-sede, desenvolveu-se uma tecnologia inovadora de resfriamento nos estádios, alimentada por meio da energia solar. A ideia é aliviar a exposição às elevadas temperaturas, entre 40-50 °C, tanto para atletas quanto para todos os presentes.

Outra medida é a inauguração da primeira usina solar de grande porte. O empreendimento tem 800 megawatts (MW) de capacidade instalada e irá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.

Estádios sustentáveis

Segundo os organizadores da competição, os oito estádios foram construídos para serem eficientes em água e energia, além de superarem as indicações da indústria ao implementar requisitos não obrigatórios de sustentabilidade. Além da tecnologia de refrigeração à base de energia solar, pelo menos 55% dos materiais usados nos estádios são de fontes sustentáveis e cerca dos materiais de construção são de conteúdo reciclado. Em todo o país, espécies de plantas nativas e tolerantes à seca foram usadas em cerca de 75% do paisagismo.

energia solar copa catar
Foto: FIFA World Cup Qatar 2022™

Redução da emissão de carbono

O país  afirma que irá reduzir as emissões por meio instalação de sistemas de iluminação e resfriamento movidos a energia solar e com estádios de eficiência energética, que posteriormente se tornarão hotéis boutique, parques, praças e entre outras estruturas para compensação das emissões. Segundo Saad Sherida Al Kaabi, ministro de energia do Catar, a intenção é reduzir cerca de 1 milhão de toneladas nas emissões anuais de dióxido de carbono.

Certificação do GSAS

Cada local do torneio obterá a certificação GSAS (Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global). O selo consiste em um sistema integrado de avaliação de construções e de obras de infraestrutura verdes, juntamente com seus impactos no meio ambiente e avaliam o design, construção, uso de energia e água. Cada estádio recebe o GSAS de quatro estrelas, no mínimo, para o projeto, construção e construção. Dois estádios, o Education City e o Al Bayt foram avaliados com cinco estrelas.

Com tudo, o título da primeira Copa do Mundo de Futebol com zero carbono é relativo e considerado apenas de acordo com os recursos disponibilizados para a competição.

Compartilhe!

plugins premium WordPress