Como Funcionam os Carros Híbridos que possuem Energia Solar?

  |    |  3 minutos de leitura

Hyundai apresenta primeiro carro híbrido movido a energia solar.

“O ano é 2019 e os carros são movidos a energia solar”. Se alguém te falasse isso há alguns anos você iria no mínimo estranhar não é mesmo? Pois então, na Coréia do Sul, a Hyundai já lançou a nova geração do Sonata Hybrid. Que pode ser movido a base de gasolina ou energia solar. O carro possui um sistema de propulsão revisto, tendo como diferencial a recarga das baterias presentes no carro.

Mas como funciona?

Esta é a oitava geração do sedã equipado com painéis fotovoltaicos em quase toda a área do teto. Se você quer saber a diferença entre célula, módulo e painel solar, acesse este texto do nosso blog.

Além do painel solar, será instalado um controlador de voltagem que converterá a energia do sol em uma energia elétrica utilizável para o veículo.

De acordo com a Hyundai, a nova tecnologia deve recuperar por dia entre 30% e 60% da bateria do híbrido.

Como a energia solar auxiliará na economia?

De acordo com os cálculos da Hyundai, seis horas diárias de sol captam energia suficiente para percorrer 3,5 quilômetros. Ao longo de um ano, a marca fala em quase 1.300 quilômetros extras com o equipamento, quando considerado a captação de energia durante os 365 dias.

O grande diferencial é o carro ter um motor híbrido, onde, além de ser um 2.0 de 152cv, movido a gasolina, possui uma propulsão elétrica de 52 cv. Os dois juntos podem entregar até 195 cv na roda, com médias de 20,1 km/l homologadas na Coreia do Sul.

Vem mais novidade por aí!

Mas a novidade não deve ser instalada apenas no Sonata. Segundo a empresa sul-coreana, os painéis deverão ser instalados em outros veículos da marca, sendo um importante auxílio na captação de energia.

“Estamos nos esforçando para expandir a aplicação da tecnologia para além da nossa linha de veículos ecologicamente corretos, passando também veículos com motores de combustão interna”, disse o vice-presidente global da Hyundai, Hei Won Yang, segundo o site britânico Auto Express.

Porém, esta não é a primeira vez que um automóvel tenta captar energia solar.

Não é novidade, mas é inovador!

Carros de luxo como o Fisker Karma já oferecem tal recurso. Assim como modelos da Audi. A primeira geração do elétrico Nissan Leaf trazia um sistema similar ao do Sonata, porém com um painel muito menor, aplicado ao spoiler traseiro do modelo. No entanto, é a primeira vez que o recurso está sendo aplicado a modelos de cunho mais “popular”. 

Economizando e tornando o mundo melhor!

Ainda é possível citar que tal medida é uma ótima alternativa para preservar o meio ambiente. Segundo a ONU, investir em energia solar é investir num mundo melhor.

Inspire-se na Hyundai e participe você também!

A TAB Energia anda de mão dada com o consumo sustentável. Por isso, se você procura economia para o seu comércio ou indústria e ainda quer fazer parte no mundo moderno, você deve investir em sistemas de energia solar! Faça agora mesmo uma simulação de quanto seu negócio pode economizar e se surpreenda!

Compartilhe!

plugins premium WordPress