Projeto de Energia Solar: Quais Fatores Influenciam no Valor?

  |    |  4 minutos de leitura

Descubra quais são os 5 fatores que influenciam no valor final do projeto de energia solar!

Desde o seu surgimento até a sua popularização nos últimos anos,  a energia solar tem se tornado o desejo de muitos empresários em todo o mundo.

São diversas vantagens que chamam a atenção desse público, entre as principais estão a redução de até 95% de economia na conta de energia e fornecimento de fonte limpa e renovável de energia.

A crescente popularização fez com que os preços dos equipamentos para os consumidores se tornasse muito mais acessível, além da possibilidade de que diversas linhas de financiamentos exclusivas para energia solar fossem criadas.

Esse artigo tem o objetivo de desmistificar alguns mitos e explicar quais são os fatores que influenciam no valor do projeto de geração de energia solar da sua empresa, que veremos a seguir: 

5 FATORES QUE INFLUENCIAM NO VALOR DO PROJETO DE ENERGIA SOLAR:

#01 Consumo Elétrico

Independente do tamanho da sua empresa, o projeto de sistema solar deve atender a demanda de consumo elétrico total da organização.

O consumo elétrico está diretamente ligado a quantidade de placas solares que devem ser adquiridas.  Quanto mais placas, maior será o custo com a mão de obra e com outros equipamentos que devem ser anexados no projeto, com o objetivo de garantir que a potência final seja suficiente.

#02 Radiação Solar Local

É a partir da conversão da luz do sol que as placas geram a energia solar, portanto se o local tiver uma boa incidência de radiação, maior será a geração do painel,  enquanto locais com menos luz, necessitam de uma quantidade maior de placas.

Em um país de dimensão continental como o Brasil, algumas regiões podem não apresentar a mesma quantidade de luz solar que outras e isso influencia na quantidade de placas que devem ser instaladas.

#03 Direção e inclinação do telhado

Em países do hemisfério Sul, a direção indicada para a instalação é o Norte e o ângulo de inclinação ideal do telhado deve ser o mesmo ou menor da latitude do local onde serão feitas as instalações.

Nem todas as empresas seguem esses critérios, porém, estruturas de suporte podem corrigir a direção e o ângulo dos painéis, que podem encarecer um pouco o valor final do projeto.

#04 Sombreamento

Outro fator que influencia no valor do projeto de sistema solar são as sombras que impactam na conversão da luz do sol pelas placas solares.

Quanto mais sombra, maior será a quantidade de placas solares que devem ser incluídas no projeto, portanto, árvores, prédios, postes e quaisquer outros elementos que projetam sombra devem ser analisados.  

#05 Estrutura do telhado e tipo de telha

Os painéis solares tem a durabilidade de até 25 anos e podem pesar até 24kg/m², por isso, para fixação é necessário montar uma estrutura segura e duradoura.  

As diversas estruturas de telhados e os tipos de telhas influenciam diretamente na escolha dos suportes para as placas solares, além de materiais para a sua fixação que também impactam no valor final do projeto.

ESCOLHA A EMPRESA CERTA!

Agora que você já conhece quais são os fatores que influenciam no projeto de instalação de placas solares, sabe da importância de escolher a empresa certa para esse serviço.

O projeto de instalação de placas solares deve se feito por profissionais e empresas consolidadas no mercado energético, que utilizam equipamentos de ponta.

A TAB energia tem como pilar fundamental a utilização de materiais de qualidade e conta com o Integrador WEG, uma das maiores empresas nacionais do ramo, atribuindo excelência na geração energética em seus projetos.

Além disso, contamos engenheiros qualificados para criar projetos exclusivos para os nossos clientes, atendendo às suas necessidades.

Quer mais economia e autonomia para a sua empresa?

Entre em contato com os nossos especialistas

WhatsApp: (47) 99180 4772

E-mail: contato@tabenergia.com.br

Compartilhe!

plugins premium WordPress