5 variáveis para o Retorno do Investimento em Energia Solar

  |    |  5 minutos de leitura

As fontes de energias solar são incentivadas pelo mundo todo e estão promovendo uma grande mudança na forma como conseguimos consumir recursos naturais. Atreladas diretamente à sustentabilidade, as energias renováveis, estão sendo aplicadas cada vez mais em empresas. Aqui também sentimos isso com a energia solar Joinville.

A vontade de instalar um sistema de energia solar em Joinville, em empresas faz parte de muitos empresários. Mas a dúvida recorrente é o quanto vale a pena, considerando o retorno do investimento em energia solar.

Retorno do Investimento (ROI)

O ROI, Return on Investment que em português significa “Retorno sobre Investimento”, representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário. Para fazer este cálculo é preciso fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.

Como o retorno depende dos fatores como a tarifa da energia elétrica da cidade, o fornecedor contratado, a irradiação solar do local, o tamanho do sistema a ser instalado, entre outros, cada caso precisa ser estudado individualmente.

Entenda como é o retorno do investimento em energia solar com 5 variáveis importantes.

1. Valor da conta de luz

É uma realidade que, além do fator sustentabilidade, o valor da conta de luz que vem da concessionária da cidade é um dos principais motivos pelos quais pessoas físicas e empresas buscam um projeto de energia fotovoltaica. Ao produzir sua própria energia, ganhando independência, o valor da conta de luz pode ser reduzido consideravelmente.

A tarifa de energia costuma ser alta para o chamado Grupo B, que é de baixa tensão, que inclui a maior parte do Brasil. Neste grupo, estão:

  •         Residências;
  •         Empresas de pequeno e médio porte;
  •         Órgãos públicos;
  •         Área rural.

Considerando a inflação tarifária constante e o aumento da conta de luz, o uso de um sistema de energia fotovoltaica tem o retorno do investimento muito mais rápido para os casos de baixa tensão.

Entenda o que é TE e TUSD: taxas da conta de luz da sua empresa

2. Aumento da tarifa de energia

Todos os anos, uma das notícias que causam mais estresse nos brasileiros, é a de aumento da tarifa de energia. O que gera uma conta de energia maior, mesmo para os grupos que mencionamos acima, de baixa tensão. A inflação energética do ano de 2020, por exemplo, vai resultar em R$ 20,1 bilhões no total nacional, sendo para a região Sul uma tarifa-média maior, de 2,73%.

A situação do aquecimento global, por exemplo, é um fator que acarreta para problemas de força e volume de água nos reservatórios hidrelétricos, o que também com que o aumento da inflação energética seja contínuo.

Enquanto após a instalação de um sistema fotovoltaico, o consumidor passa a gerar a própria energia. Conforme o projeto e a possibilidade de independência da energia da concessionária, não importa mais, para o usuário de energia solar, se há aumento de tarifa.

3. Comparação com outros investimentos

Na hora de fazer um investimento, é preciso fazer uma análise de risco antes de alocar o capital nele. No caso de um sistema de energia solar Joinville para empresas, o retorno desse investimento vem por meio da economia na conta de energia, com a geração própria.

É possível comparar a aplicação de dinheiro em investimento financeiro com ativos comuns no mercado, economizando todos os meses, que é o sistema de energia solar.

No Tesouro Nacional, por exemplo, a taxa de juros atualmente está em 6,23% e 9,51%. Com a instabilidade econômica e algumas quedas de juros, a rentabilidade para uma aplicação no prazo de 25 anos, é muito menor do que o ganho em economia com um projeto fotovoltaico, que pode “se pagar” entre 4 e 6 anos.

Sabendo que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de pelo menos 25 anos, e que o ROI se dá entre 4 e 6 anos, são em média 20 anos de energia gratuita. O empresário brasileiro está acostumado com um ROI de 2 anos, mas se você parar e pensar que uma máquina industrial geralmente não possui uma vida útil tão longa como um sistema fotovoltaico, esses 2 anos não representam algo tão significativo assim.

4. Potência do sistema de energia solar Joinville

Uma variável técnica que faz diferença no retorno do investimento em energia solar, é com relação ao tamanho do projeto implementado. O custo por Watt é menor conforme o tamanho do sistema é maior. Ou seja, quanto maior é a alimentação por luz solar da sua empresa, menor pode ser o custo do mesmo.

5. Valorização do imóvel

Um dos maiores investimentos que alguém pode fazer é na compra e constantes reformas para melhorias de um imóvel. O valor de um imóvel, é acrescido com o tempo devido a uma série de fatores econômicos e sociais. Em Santa Catarina, por exemplo, a valorização de imóveis em 2019 ficou acima da média nacional.

Segundo um estudo divulgado no New York Times, feito em 8 estados americanos (os Estados Unidos é um dos países que mais usam energia solar); o preço dos imóveis que implementaram um sistema fotovoltaico, teve uma valorização de cerca de 15 mil dólares a mais do que os que não implementaram.

Logo, o retorno do investimento em energia solar, além de gerar economia gigantesca para o bolso em poucos anos após a instalação, sendo muito seguro, aumenta consideravelmente o valor de patrimônio. Em média, um sistema de energia solar tem vida útil de 25 anos, podendo passar disso. Assim, serão 25 anos de benefícios ao bolso do consumidor de energia! 

Quer ter esses benefícios e valorizar seu imóvel? Acesse nosso site e faça uma simulação!

Compartilhe!

plugins premium WordPress