5 Dicas para a Sustentabilidade na Empresa

  |  

Entre as decisões de uma gestão sobre processos de uma empresa, estão formas dela se adaptar às demandas contemporâneas. E, uma dessas demandas é por mais sustentabilidade na empresa. Essa, além de ser uma forma de economia e uso consciente dos recursos naturais, tornou-se também uma preferência de muitos consumidores.

Por buscarem saber mais sobre empresas das quais adquirem produtos e serviços (e a internet ajuda nessa pesquisa), os consumidores podem ser fiéis à marca e indicar pessoas para consumir ela também.

Assim, ter mais sustentabilidade na empresa também é uma forma de ter mais lucro, além, claro, de colaborar para o meio-ambiente.

Veja 5 dicas para ter mais sustentabilidade na empresa e comece a praticá-las hoje mesmo!

1. Descarte corretamente o lixo

A reciclagem é uma das bases da sustentabilidade na empresa. Isso porque ela gera uma cadeia de benefícios. Além de diminuir o tempo dos produtos no meio-ambiente e atrasar o descarte deles, há diversas empresas que trabalham com a reciclagem para fazer parte de seus produtos.

Ou seja, a geração de mais empregos (e, logo, mais consumidores com poder aquisitivo para fazer a economia girar) é incentivada quando empresas fazem a separação correta de lixo orgânico e também dos descartáveis.

Para destinar o material reciclável, a gestão pode procurar pontos de coleta seletiva em sua cidade. Sejam ligados à prefeitura ou à iniciativa privada —servindo depoente ou mesmo as próprias empresas que transformam os produtos recicláveis.

2. Evite o desperdício de papel

Configure as impressoras da empresa para imprimir frente e verso, mas evite impressões desnecessárias. A busca por softwares seguros que possam evitar a quantidade grande de impressões vale a pena. Essa também é uma forma de trazer mais inovação tecnológica para sua empresa, simplificar processos e torna-los seguros e acessíveis.

O desperdício de papel, além de acúmulo no meio-ambiente (nem todos poderão ser reutilizados na reciclagem), também diminui, em grande escala, o gasto de água que demanda a produção de papel.

Uma outra alternativa, é usar, ao imprimir, folhas que já são feitas de papel reciclado!

3. Tenha parceiros sustentáveis

Com o acesso à informação direto da tela de smartphones, os consumidores descobrem facilmente, com alguns cliques, quando há mesmo sustentabilidade na empresa e quando elas fazem o chamado “greenwash”. O greenwash é quando empresas divulgam que são sustentáveis, mas ainda mantém diversos pontos e parceiros que não são.

Quanto mais pessoas descobrem e se sentem lesadas por consumir de uma empresa que dizia ser sustentável, mas não é, pode facilmente acarretar em uma crise de imagem para a marca. E isso também diz respeito aos parceiros dela.

A busca por parceiros que usam tecnologia e insumos sustentáveis deve também fazer parte de uma empresa que quer se apresentar como sustentável no mercado, ganhando alto destaque no seu segmento. Isso incentiva também outras empresas à se espelharem nela e fazerem renovação de seus processos.

4. Use equipamentos sustentáveis

Essa dica é complementar à anterior. É mais fácil, atualmente, encontrar equipamentos mais modernos e tecnológicos, que economizam mais espaço, recurso de energia e tempo dos colaboradores. A busca por parceiros sustentáveis que citamos anteriormente, também parte da troca das máquinas mais antigas por algumas mais contemporâneas.

Essa também é uma forma de ajudar o marketing com relação à sustentabilidade na empresa. É possível divulgar a novidade em newsletters para o consumidor final, clientes (em caso de empresas B2B) e até outros fornecedores parceiros. Além, claro, da divulgação em redes sociais, o que pode atrair mais parceiros que buscam construir essa relação de negócios com empresas sustentáveis.

5. Busque energia alternativa

Indústrias de diversos portes são responsáveis por 40% do gasto de energia no Brasil. Devido às mudanças climáticas, a força das águas pode não ser mais suficiente para a geração da energia hidrelétrica, que já vem sendo deixada de lado por muitos países e grandes empresas, como a Google, que está investindo em energia solar.

A energia solar é uma das melhores e cada vez mais acessíveis formas de energia alternativa e sustentável, sendo também a tendência do futuro. Dependendo do projeto de cada empresa, é possível que ela passe a gerar a própria energia completamente, se desvinculando da concessionária fornecedora da cidade.

Além de mais sustentabilidade, isso significa também mais economia para o caixa da empresa!

A tecnologia é uma das maiores aliadas para quem busca sustentabilidade na empresa. Equipamentos e processos podem ser muito mais ágeis, e o meio-ambiente, caixa e produtividade da empresa vão agradecer!