Independência energética no Brasil e na Europa

  |    |  5 minutos de leitura

Por motivos diferentes, Brasil e Europa aceleram os seus planos de independência energética, investindo na energia solar como alternativa.

A independência energética é o tema da vez. Não só se discute sobre a dependência energética de fontes não renováveis, como gases e combustíveis, como também tem se percebido nos últimos meses a dependência energética entre países, que em momentos de crises diplomáticas podem colocar em cheque toda a estrutura energética de um país ou até mesmo de um continente inteiro como é o caso Rússia x Europa.

Consequências do conflito Rússia x Ucrânia

Como um continente, a Europa tinha cerca de 40% de toda a sua fonte de geração de energia dependente de gases e combustíveis importados da Rússia. Com o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro deste ano de 2022, e a crise diplomática instaurada entre o continente europeu e o país liderado por Vladimir Putin, a principal forma de combater a invasão russa veio através da aplicação de uma enorme lista de sanções (que tornaram a Rússia o país mais sancionado do mundo), porém, como retaliação, o país cortou todo o fornecimento de gases e combustíveis aos países da União Europeia, levantando novamente os debates sobre dependência e eficiência energética .

A solução a curto prazo da Europa, usinas termelétricas, que utilizam o carvão como combustível, acabaram sendo acionadas para suprir essa demanda. Porém, essa é uma solução vista como algo provisório, principalmente para a União Europeia, que tinha como planos descarbonizar as suas fontes de energia em um curto período de tempo, com a promessa de reduzir a emissão em até 55% até 2030. Os planos de investimento em energia limpa e renovável, que já eram para um curto prazo, acabam tendo que ser acelerados ainda mais por conta da crise no continente.

Como as fontes de energia limpa contribuem para independência energética para Europa?

Colocando o seu plano de investimento em energia solar e energia eólica em ação, a Europa deixa de depender da queima de gases e combustíveis para geração de energia e passa a produzir a sua própria energia. Além disso, esse grande investimento na energia elétrica também traz um grande incentivo na utilização deste tipo de energia na indústria, principalmente na automobilística, trazendo essa solução para a sociedade e movimentando uma transição do petróleo para a energia elétrica como forma de abastecimento.

E no Brasil, o que se fala sobre independência energética?

O Brasil também sofreu o aumento no preço do combustível como consequência desse conflito entre a Rússia e o resto do mundo. Estes aumentos acabam acelerando cada vez mais o desenvolvimento do etanol como uma fonte substituta do petróleo, mas o investimento em energia elétrica renovável e de fontes limpas ainda é a preferencial aos olhos dos especialistas no assunto.

Energia solar como uma alternativa

No Brasil, o assunto ganhou a mídia principalmente após a crise hídrica instaurada em 2021 no país, que trouxe pela primeira vez a criação de uma bandeira tarifária especial chamada de “bandeira escassez hídrica”, e gerou um aumento considerável nos custos com energia elétrica no país inteiro. 

Embora a energia proveniente de hidrelétricas, que é a principal fonte utilizada no Brasil, não seja tão prejudicial ao meio ambiente quanto a queima de gases como na Europa, ela sofre com as mudanças climáticas e os períodos de escassez. 

invista em energia solar tab energia

Independência energética para todos

Esse cenário acabou contribuindo para um grande aumento no número de empresas e indústrias aderindo a energia solar como uma alternativa de amenizar os impactos da crise e para se blindar contra estes aumentos. A verdade é que a energia fotovoltaica é um investimento com rápido retorno para todos os tamanhos de empresa, além de receber incentivos fiscais do governo para sua instalação.

Com um bom planejamento de energia solar, como o realizado em conjunto com a TAB energia, os níveis de economia, dependendo do tamanho do projeto, podem chegar a 95% na fatura de energia.

Conheça a TAB energia

A TAB energia é uma empresa localizada em Joinville, Santa Catarina, sendo citada como a empresa de energia solar mais bem avaliada do estado. É a única empresa do ramo de energia fotovoltaica a ter 5 projetos de sistema fotovoltaico em parceria com a Celesc.

Confira o primeiro projeto de PEE da TAB com a Celesc

A TAB é integradora 5 estrelas WEG, com mais de 25.000 painéis instalados, 10 MWp de potência, geração de 11 milhões de kWh por ano e uma economia de R$ 7 milhões em energia por ano, o equivalente a 6 mil árvores plantadas no período e 1,5 toneladas de CO² evitadas no meio ambiente.

Temos uma equipe de engenheiros especialistas em planejar os melhores sistemas de energia solar para empresas, indústrias ou até mesmo no agronegócio. Que tal fazer uma simulação?

Compartilhe!

plugins premium WordPress